BH News

Pesquisa aponta vitória de Kalil em 1º turno para Prefeitura de BH

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) é apontado como favorito para a disputa pela cadeira do Executivo da capital. De acordo com a pesquisa divulgada pela Real Time Big Data, na última terça-feira (23), o político seria reeleito ainda em primeiro turno.

Na pesquisa em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Kalil aparece com 55% das intenções de voto. Ele é seguido por João Vitor Xavier (Cidadania), que tem 7%, Áurea Carolina (PSOL) e Bruno Engler (PRTB), com 4% cada. Ainda aparecem na sequência, Rodrigo Paiva (Novo), com 3%, Nilmário Miranda (PT), com 2%, Lafayette Andrada (Republicanos) e Luisa Barreto (PSDB), com 1% cada.

Os eleitores que declararam voto branco ou nulo, somam 9%, e os que não sabem ou não responderam, 12%.

Cenário Espontâneo

Já no cenário espontâneo, em que os eleitores não são apresentados aos nomes dos candidatos, a disputa também é liderada pelo atual prefeito. Nesse caso, ele tem 36% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecem Áurea Carolina (PSOL) e João Vitor Xavier (Cidadania), com 3% cada.

Já os eleitores que não sabem ou não quiseram responder são 35% e os que declararam intenção de voto branco ou nulo, somam 18%.

Rejeição

A pesquisa da Real Time Big Data também levantou dados sobre uma possível rejeição dos eleitores aos candidatos. Confira

  • Alexandre Kalil (PSD): 20%
  • Áurea Carolina (PSOL): 7%
  • Bruno Engler (PRTB): 5%
  • João Vitor Xavier (Cidadania), Luisa Barreto (PSDB) e Wadson Ribeiro (PCdoB): 2%
  • Cabo Xavier (PMB), Fabiano Cazeca (PROS), Igor Timo (Avante), Lafayette Andrada (Republicanos), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Marília Domingues (PCO), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Rodrigo Paiva (Novo) e Wanderson Rocha (PSTU): 1%
  • Rejeita todos: 12%
  • Não rejeita nenhum: 16%
  • Não sabe/não respondeu: 17%

Avaliação do governo

A pesquisa também avaliou o atual governo do prefeito Alexandre Kalil e do governador Romeu Zema (Novo). 

De acordo com o levantamento, o mandato de Kalil é classificado como ótimo ou bom por 62% dos eleitores entrevistados. Outros 14% consideram o mandato regular e, para 21%, é ruim ou péssimo. 3% não souberam ou não responderam à questão.

Já no caso do governador Romeu Zema (Novo), 43% declararam que aprovam o seu mandato e 48% disseram reprovar a sua gestão. Outros 9% não responderam ou não souberam responder.

Redação

A redação do Moon BH é composta por jornalistas e redatores que escrevem diariamente sobre política, cidades e entretenimento.

Recent Posts

Álvaro Damião tem proposta pra impedir pedágio: “Em BH, não”

Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…

20 horas ago

Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar amiga em coma

Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…

21 horas ago

Ídolo do Atlético revela por que Matheus Pereira ficou no Cruzeiro

Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…

22 horas ago

Repórter da Globo foge de assalto ao vivo: “Duas motos”

Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…

1 dia ago

Banda Mole traria Mamonas Assassinas pra BH, antes do acidente

Com mais de 50 anos de Carnaval em BH, Banda Mole é um dos blocos…

2 dias ago

Comentarista da Itatiaia sugere trabalhar mais pra pagar pedágio: “1 hora”

Comentarista da Rádio Itatiaia sugere que basta trabalhar uma ou duas horas por dia para…

2 dias ago