Andar de transporte público em Belo Horizonte tem sido um desafio para os mais de 518 mil passageiros diários. O medo de contrair o novo coronavírus e a falta de álcool em gel preocupam a população da cidade. As reclamações dos passageiros e as fiscalizações levaram a BHTrans a aplicar 5.669 autuações às concessionárias de ônibus da capital entre os dias 27 de março e 09 de junho. A média é de três por hora.
Em março, passou a vigorar a primeira regra determinando medidas de limpeza e distanciamento que deveriam ser adotadas pelas empresas de transporte público. No entanto, muitos veículos ainda não estão tomando as medidas de segurança.
Apesar das autuações, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SetraBH) afirma que foram instalados recipientes com álcool em gel 70% em toda a frota, nas bilheterias e nas linhas de bloqueios das estações. Além disso, o sindicato informou que o número de veículos disponibilizados e a quantidade de viagens atendem a demanda de passageiros de BH.
Para diminuir as superlotações e os riscos do avanço no número de casos da COVID-19, os especialistas sugerem a criação de um comitê, formado por infectologistas, concessionárias e BHTrans.
“É preciso sentar, BHTrans, concessionárias e infectologistas, para discutir quais são os valores de risco toleráveis. Além disso, qual é o quadro de horário compatível com esses valores e, a partir daí, fazer uma avaliação do quadro operacional com a visão de ampliar e reduzir as viagens, de acordo com a necessidade”, sugeriu o engenheiro de transporte e professor aposentado da UFMG, Ronaldo Guimarães Gouveia.
Para o especialista, outra estratégia seria fazer uma avaliação continua dos indicadores para manter ou alterar as estratégias de combate à superlotação. “A reavaliação pode ser feita de dez em dez ou de 15 em 15 dias para ajustar os parâmetros”, completou.
Celebre os 40 anos de carreira de Zeca Pagodinho em Belo Horizonte. A turnê traz…
Críticas de Nikolas Ferreira ao indiciamento de Bolsonaro e supostas relações indevidas entre membros do…
Conheça os detalhes da investigação que envolve o padre José Eduardo de Oliveira e Silva…
Cariúcha comenta sobre a voz de Zezé Di Camargo e dispara críticas. Saiba mais sobre…
Descubra os detalhes da polêmica entre Hulk e Luiz Henrique. Entenda o contexto por trás…
Diniz comenta escalação do Cruzeiro para a grande final da Copa Sul-Americana. Técnico disse ter…