Museu de História Natural da UFMG é atingido por incêndio e parte do acervo é atingido

O Museu que abriga, um acervo com peças de grande valor científico e histórico, o presépio do Pipiripau

 

Um incêndio atingiu parte do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que fica no bairro Horto, na região Leste de Belo Horizonte no início da manhã desta segunda-feira.

Segundo a corporação, o fogo começou por volta das 6h25. Por telefone, a testemunha pediu ajuda para apagar as chamas, que já tinham atingido o telhado. O Corpo de Bombeiros declarou que ainda não há muitas informações a respeito do incêndio, entretanto, sabe-se que pode ter comprometido o acervo fóssil ali guardado. As paredes foram atingidas pelo fogo e podem ceder.

O tenente Lobo, do Corpo de Bombeiros disse “Segundo o segurança, no turno das 5h ele fez uma ronda e não tinha incêndio. Às 5h30 ele ouviu o barulho do vidro de uma das janelas estourando e percebeu que o incêndio tinha dado início. A chamada chegou para os bombeiros por volta das 6h e a viatura deslocou imediatamente”.

As chamas estão controladas e a perícia da Polícia Civil foi acionada. Não se sabe ainda o que provocou o incêndio. Ninguém se feriu na ocorrência.

 

O acervo

O Museu fica em uma área de aproximadamente 600 mil metros quadrados no bairro Horto e é formado por mais de 260 mil itens entre peças e coleção científica preservada e vivas (reserva vegetal).Entre elas estão uma vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica, que reúne, além das nativas, espécies exóticas.

De acordo com a universidade, o museu é composto por 265.664 itens entre peças e espécimes científicos preservados e vivos, nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia, Arte Popular e Documentação Bibliográfica e Arquivística. Ainda conta com um espaço com um auditório, de um viveiro de mudas, uma lagoa, um anfiteatro ecológico e um jardim sensorial.

Parte do Museu estava disponível para a visitação, antes do incêndio.