O futuro da reabertura do comércio em Belo Horizonte será decidido na próxima quinta-feira (04), às 14h, pelo Comitê de Enfrentamento à COVID-19 na cidade. A decisão tomada será divulgada apenas na sexta-feira (05), pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD). Segundo Kalil, ainda não é possível saber se o comércio precisará fechar as portas novamente.
“Nós temos uma reunião quinta-feira às 14h, e vamos avaliar tudo. Tanto abrir como fechar, eles estão avaliando, tem o tempo deles, não é o prefeito que vai falar sobre isso. Não tem nem como falar na terça, nem quarta, isso vai ser resolvido na quinta-feira”, pontuou o prefeito.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) declarou também não ter conhecimento sobre a reabertura ou fechamento do comércio.
A possibilidade de um retrocesso no processo de reabertura ou até mesmo um lockdown na cidade, vem sendo considerada desde a sexta-feira passada (29), quando a cidade entrou em nível vermelho de alerta geral do termômetro da COVID-19. De acordo com o indicador, a velocidade de transmissão do coronavírus aumentou, o que impacta diretamente nos índices de ocupação de leitos de UTI.
A reabertura gradual do comércio de BH começou no dia 25 de maio, quando alguns estabelecimentos considerados não-essenciais foram liberados para abrirem as portas, como salões de beleza e shopping populares. Entretanto, só será possível medir os efeitos dessa reabertura após duas semanas, período aproximado de encubação da doença (quando os infectados começam a apresentar os primeiros sintomas).
De acordo com o balanço publicado pela prefeitura de BH nesta última segunda-feira (1º), a cidade conta com 1.882 casos de COVID-19, dentre eles, 49 moradores da capital morreram após serem infectados.
O maio número de casos se concentra na faixa etária de 20 a 39 anos. Em seguida, a doença atinge principalmente os que têm idades entre 40 e 59 anos.
Gabigol vira meme após a derrota do Cruzeiro para o América após provocar o goleiro…
Nikolas Ferreira mostra sua indignação ao ser pego de surpresa pelo ex-presidente Bolsonaro e diz…
Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…
Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…
Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…
Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…