Com mais de 60 dias do decreto de fechamento do comércio de BH, diante da pandemia da Covid-19, o presidente Ricardo Rodrigues da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel), cobra um posicionamento do prefeito Alexandre Kalil. Isso porque o setor não se encaixou na primeira fase de reabertura dos serviços.
Rodrigues afirmou na página do Facebook da instituição, que seria extremamente necessário que a PBH desse uma previsão de quando poderia ser a retomada do setor. “O que aflige é que nós não temos uma certeza. A gente queria que o prefeito Alexandre Kalil tivesse colocado também uma data para que a gente tivesse como programar, como planejar”.
Após os cálculos de demissões no setor, estima-se que já são mais 35 mil desempregados.
Vídeo divulgado hoje pela instituição traduz em uma música as dificuldades enfrentadas pelo setor: A letra foi criada por Daniel Borges representante da Abrasel, nela é retratado o descaso da prefeitura para com o bares e restaurantes de Bh. “É um pedido de socorro, uma promessa que irá cuidar bem dos que forem visitar e após um questionamento – Se continuar com esse descaso -Vamos sobreviver?”
Um trecho da música:
“Venha me ouvir pra eu não chorar,
Quando nasci, foi pra levar 2x
Alegria pra Bh
Quero saber como vai ser
Se podemos um novo viver
Nós do restaurante e do bar
“Eu quero saber, sobreviver”
Música: Quando você me enxergar Letra: Daniel Borges (Abrasel) / Interprete: Lívia Itaborahy
Veja o vídeo:
Na última nota divulgada sobre o tema, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que até o momento não há possibilidade de concessão de benefícios a setores econômicos. Ainda destacou que embora a situação desse setor seja uma preocupação da Prefeitura – a prioridade a primeiro momento são as despesas associadas à assistência à saúde dos cidadãos.