O Governo de Minas está analisando a possibilidade de antecipar o feriado de Corpus Christi (11 de junho) como forma de prevenção do aumento de casos da COVID-19. O feriado seria dois dias depois da última data prevista para o pico da pandemia de coronavírus no estado (09 de junho).
A decisão da mudança da data cabe ao parlamento municipal e pode entrar na pauta de discussão das esferas mineiras do poder.
“Não há, para agora, a perspectiva em relação ao pico estimado, já que é uma estimativa. Mas não fica afastada, dentro das possibilidades legais, a possibilidade de movimentação de um feriado, caso seja de atribuição do governo do estado e de seu parlamento”, afirmou o Secretário Estadual Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (20).
Outra estratégia citada pelo secretário, caso o estado considere necessário, é a implantação de ponto facultativo na véspera de datas comemorativas. Além disso, a movimentação de férias, férias premium e folgas compensatórias de servidores estaduais também estão sendo analisadas. A deliberação cabe ao Poder Executivo.
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, também participou da coletiva e comentou sobre o número de casos de coronavírus no estado. De acordo com o informe epidemiológico da SES-MG, Minas registrou 309 novos casos da COVID-19 nas últimas 24 horas, sendo o maior índice desde o início da pandemia. O número de óbitos por conta da doença também bateu recorde, totalizando dez em apenas um dia.
Porém, segundo Amaral, o aumento do número de casos se deve ao incremento da testagem. De acordo com o secretário, o governo estadual entregou aos municípios um grande volume de testes rápidos nos últimos 15 dias.
“Esses testes estão começando a entrar em ação. É possível que nós tenhamos um pequeno aumento em relação aos casos confirmados. Mas isso mostra que nós estamos aumentando a nossa testagem” afirmou o secretário.
Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…
Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…
Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…
Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…
Com mais de 50 anos de Carnaval em BH, Banda Mole é um dos blocos…
Comentarista da Rádio Itatiaia sugere que basta trabalhar uma ou duas horas por dia para…