A Prefeitura de Belo Horizonte assinou um acordo de cooperação técnica com as principais operadoras de celular do país. Com ele, será possível monitorar o nível do isolamento social feito na capital mineira para conter o avanço da COVID-19.
A plataforma calcula diariamente quantos aparelhos entraram e quantos saíram da área de cobertura das antenas espalhadas pela cidade. Fazendo a divisão dos números, se chega à porcentagem que indica o nível de isolamento. O sistema não identifica individualmente cada aparelho, apenas faz a contagem em massa.
A Prefeitura de BH já vem utilizando o monitoramento, que foi oferecido gratuitamente pelas empresas OI, Claro, TIM e Vivo. De acordo com as operadoras, a plataforma vai contabilizar o deslocamento de 4,3 milhões de celulares.
Os dados serão usados apenas para análise interna do Comitê de Enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “É mais um dado utilizado pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia da CIVD-19 para monitorar a pandemia e as medidas de isolamento. Importante destacar que os dados não são individualizados e, por isso, não há identificação de aparelhos ou pessoas. Portanto, a privacidade do cidadão está preservada”, afirmou a administração municipal, por meio de nota.
Segundo o sindicato que representa as operadoras, o serviço já vem sendo utilizado por 12 prefeituras, em seis estados do Brasil. O estado de São Paulo foi o primeiro a utilizar a tecnologia. Em Minas Gerais, Belo Horizonte é a única cidade com acesso até o momento.
Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…
Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…
Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…
Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…
Com mais de 50 anos de Carnaval em BH, Banda Mole é um dos blocos…
Comentarista da Rádio Itatiaia sugere que basta trabalhar uma ou duas horas por dia para…