O Governo de Minas anunciou em uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, um plano de auxílio às prefeituras municipais que decidirem pela reabertura das atividades comerciais, que foram limitadas por conta da pandemia do novo coronavírus.
O programa, chamado Minas Consciente, terá um site específico para consulta de prefeitos a partir da próxima segunda-feira. O portal contará primeiramente com protocolos feitos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), orientando os estabelecimentos de serviços essenciais. As atividades que podem ser retomadas serão divulgadas na quarta-feira.
O Governador Romeu Zema (Novo) afirmou que o programa pode ser acelerado, mantido como está ou até mesmo recuado, dependendo do avanço da COVID-19 no estado. Ele ainda ressaltou que a atitude de reativar o comércio gradualmente deverá partir de cada prefeitura, como resultado da análise de cada contexto.
“Minas, até o momento, foi um exemplo na condução da pandemia, e com certeza vai continuar sendo um exemplo na reativação da economia. Estaremos monitorando continuamente essa reativação responsável”, afirmou Zema na coletiva de imprensa realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Segundo dados da SES-MG, divulgados nesta quinta-feira, o coronavírus já matou 51 pessoas e infectou outras 1.308, em todo o estado. Os casos suspeitos chegam a 77.775 e 85 óbitos são investigados.
Apesar da criação de uma cartilha para o isolamento vertical, o Governo de Minas ainda segue com a recomendação do isolamento horizontal. Portanto a orientação é de que as pessoas continuem em casa.