Manifestações culturais e artísticas ganham as ruas do hipercentro de BH entre 20 e 21 de julho. A Virada Cultural de Belo Horizonte 2019 convida a população a redescobrir a cidade e ocupar espaços com vasta programação cultural, que preza pela pluralidade, interatividade, sustentabilidade e mobilidade. São mais de 400 atrações de linguagens e formatos variados, espalhadas em 25 espaços do hipercentro, possibilitando uma ocupação harmônica para que as pessoas verdadeiramente vivam a cidade durante 24 horas. São esperadas cerca de 500 mil pessoas durante todo o evento. A Virada Cultural de BH é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.
A cidade receberá grandes nomes, como Daniela Mercury, Atooxxa, Djonga, Chama o Síndico com Fernanda Abreu, Xenia França e Moraes Moreira. Para além deles, o destaque do evento está na pluralidade das atrações locais, como Sérgio Pererê, Teuda Bara, Maurício Tizumba, Quarteirão do Soul, Thiago Delegado, Chico Lobo, Toda Deseo, Slam Clube da Luta, Lá da Favelinha, Mundialito de Rolimã, Instituto Mano Down, Mimulus Cia de Dança, BH Bike Polo. Também estarão na programação centenas de outros artistas em um momento de convivência inclusivo para todas as tribos. As apresentações serão realizadas em um perímetro formado por seis áreas principais no hipercentro da capital – cada uma com o seu perfil cultural – além de espaços parceiros. Ao todo, vinte e cinco pontos da cidade receberão a programação. A proposta é revelar uma cidade pulsante, com espaços públicos ocupados e um circuito com atrações diversas para a redescoberta do ambiente urbano.
A extensa programação contempla diversas áreas da cultura, como música, dança, circo, cinema, teatro, programação infantil, stand up, artes visuais, literatura, fotografia, cinema, vídeo, arquitetura, moda, design, esporte de rua, arte digital, animação, games, gastronomia, cultura popular, arte urbana e performances. Essa edição da Virada conta ainda com novas categorias, como audiovisual, bem-estar e saúde. Haverá também a programação associada, que receberá a consolidação das agendas contínuas de teatros, museus, centros culturais, cinemas, bibliotecas e outros espaços culturais públicos e privados, com horários e atrações especiais durante a Virada.
Para o Secretário Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, a realização da Virada neste ano é uma conquista da cidade, que se soma a outras políticas culturais implementadas nos últimos anos em Belo Horizonte. Segundo o secretário, a programação foi pensada para trazer um novo olhar para a capital, uma nova forma de vivência do hipercentro, com o encontro de todas as tribos, estilos e perfis do belo-horizontino. “Essa Virada, além de reforçar a inclusão de todas as áreas da cultura, oferece uma experiência menos hierarquizada, não se restringindo apenas a grandes palcos para grandes públicos. Priorizamos um olhar mais horizontal, com centenas de protagonistas de BH, diversos ambientes de apresentação e uma experiência mais olho no olho”, afirma o secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira.
Democrática, como deve ser um evento para a cidade, a Virada tem programação para todos os púbicos. Os amantes de esportes urbanos vão poder reunir sua galera no Viaduto Santa Tereza. Para o público LGBT, há enorme variedade de opções e estilos. A criançada vai curtir a Viradinha com shows, dança, circo, oficinas e uma série de atividades para o público infantil, além do próprio espaço do Parque Municipal. Quem gosta de artes visuais vai se encantar com as projeções, iluminação e intervenções urbanas. Cinéfilos viverão uma experiência diferenciada com dois festivais em sequência também no Parque Municipal: Festival Múmia e Noite de Cinema. Já na música, a diversidade é ainda mais latente: axé, soul, tambores, mantras, jazz, eletrônico, forró, MPB, sertanejo, reggae e até um festival de Rock próximo ao Edifício Acaiaca.
Os belo-horizontinos de quatro patas não ficarão de fora da Virada. Tem espaço pet friendly com programação dedicada, incluindo conversas sobre o direito dos animais, adoção e dicas de adestramento.
Quem curte artesanato, produções customizadas, impressões e desenhos, ou ainda alimentação saudável terá 11 diferentes feiras para escolher. E os amantes dos games de ontem e de hoje vão curtir a Game Cup, com campeonato de Fifa, LoL, PES e Street Fighter na programação da Virada Tecnológica Criativa, que contará ainda com concurso de Cosplay e Arena Maker com exposições, laboratório de prototipagem do Senai MG, oficina de reaproveitamento com o UniBH, entre outras atividades.
“Belo Horizonte aprendeu e cresceu com grandes eventos de rua nos últimos anos. O Carnaval e a Virada são exemplos de como os órgãos públicos, as equipes de produção, os artistas e toda a população trabalham de forma colaborativa para ampliar a oferta de cultura e turismo na capital mineira. É o que vamos viver mais uma vez”, afirma o secretário municipal de Cultura.
“É importante enxergarmos a Virada no contexto mais amplo da cultura na capital, em que há uma composição de iniciativas voltadas para a descentralização, estímulo à produção, fruição e celebração. A Virada traz o diferencial do olhar para o hipercentro, uma vivência diferente no espaço público e uma abertura para a experimentação e novos formatos”, diz Juca Ferreira.
De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, o objetivo durante a Virada é reverberar no Centro de Belo Horizonte manifestações culturais que estão espalhadas na cidade e na região metropolitana. Ela assinala também que conceito dessa edição busca uma experiência diferenciada do cidadão com o Centro da cidade. “Queremos que as pessoas atribuam outros sentidos e significados aos espaços urbanos do Centro de Belo Horizonte, mudando sua relação de apropriação e interação com aquele território a partir da vivência que terão”, disse.
Os espaços públicos e as artes
Toda a programação foi montada considerando a vocação cultural e artística dos espaços. Mais concentrado no hipercentro, as atrações estarão distribuídas em 6 polos macros. Atrações diversificadas se espalham pelo “circuito” – nome dado aos trajetos que conectam os espaços. Palcos baixos, intervenções nas ruas, esquinas e praças transformarão espaços triviais do cotidiano em ambientes de fruição, convívio e redescoberta da cidade. O fechamento ampliado das vias estimulará a mobilidade ativa dentro do circuito – a pé, de bicicleta, patinete e outros.
PRAÇA DA ESTAÇÃO: maior praça e esplanada do centro da cidade, local onde os diversos públicos se encontram num grande espaço dedicado às atrações de maior atratividade popular. Exemplo: Daniela Mercury | Atoxxa | Chama o Síndico com Fernanda Abreu | Djonga
VIADUTO SANTA TEREZA: a vocação natural para a cultura e esportes urbanos será potencializada durante a virada. Exemplo: Hip Hop | Soul | Rap | Rock I Slam I Duelos de MC’s | Rolimã| Skate | Bikes.
PARQUE MUNICIPAL: por natureza, um ambiente diverso de convivência, será palco das artes visuais e atrações infantis. Exemplo: Projeções I Saúde e Bem-Estar | Noite de Cinema | Viradinha no domingo, com atrações voltadas ao público infanto-juvenil.
PRAÇA 7: o coração da capital, com grande circulação de público, será palco para estilos variados. Destaque para os ritmos mais animados que prometem movimentar o lugar com as manifestações da cultura popular. Exemplo: Choro I POP I Funk I Forró | Sertanejo.
RUA GUAICURUS: espaço histórico da transgressão, receberá atrações que vão dos ícones do universo LGBT, mesclando a atrações irreverentes de cabaré (danças e performances). Exemplo: Orquestra Royal | Veronez convida Odair José – 10 anos de “Não Sou Nenhum Roberto” | The Pulso in Chamas | Xenia França
CIRCUITO: são inúmeras atrações inusitadas que conectam o circuito, entre os palcos, preparadas para surpreender o público que se desloca entre os ambientes, estimulando ainda que as pessoas caminhem pela cidade para curtirem esses diferenciais da Virada. Exemplo: Performances | Intervenções Urbanas | Grafite | Projeções | Parklets | Totó Humano.
Programação completa em anexo.
Mapa da Virada
Viradão – Circuito Gastronômico
Para dar conta de curtir essas 24 horas de atrações só mesmo com uma alimentação reforçada. Por isso, a gastronomia não poderia ficar de fora da democrática Virada Cultural. A gastronomia de bar, butiquim, birosca e lanchonete também estará na programação. Durante as 24 horas de evento, opções de alimentação não vão faltar graças ao Viradão – Circuito Gastronômico da Virada Cultural.
Trinta estabelecimentos do coração de Belo Horizonte – selecionados com a curadoria do Daniel Neto, mais conhecido como o Nenel, do Baixa Gastronomia – funcionarão ininterruptamente durante todo o evento. Cada um terá uma indicação de prato, apelidado como Viradão e terá como valor máximo R$ 20 reais. No cardápio tem feijão tropeiro, mexidão, carne cozida de estufa, joelho de moça, linguiça de estufa, cachorro quente, acarajé e empadinha. Para quem curte uma pegada vegana na alimentação, tem ainda carpaccio de jiló, por exemplo. Para Nenel, a ideia de levar a gastronomia para a Virada Cultural tem tudo a ver com a proposta do evento. “As pessoas hoje buscam experiências. Apesar de estar no coração da cidade, o centro é um lugar de passagem e as pessoas não prestam atenção. Será inédito ir para Virada e poder mudar o olhar sobre a cidade em todos os sentidos. O público vai sair pra rua, se divertir, se enriquecer culturalmente, conhecer lugares e sabores talvez desconhecidos e ver que no Centro tem muita coisa legal”, garantiu Nenel. Confira abaixo a lista dos participantes:
Endereço: Praça Rui Barbosa, 104 – Centro
Viradão: Nuggets de cogumelos (vegano) + 1 molho à escolha. Molhos da casa: maionese de jalapeño (vegetariano) ou ketchup de goiabada defumado na casa (vegano)
Preço: R$20 (porção com quatro unidades)
Funcionamento: Das 19 horas do sábado às 13 horas do domingo
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 216 – Funcionários
Viradão: Macarrão na chapa do Barba
Preço: R$15
Funcionamento: Até às 2 horas da madrugada de sábado para domingo
Endereço: Barraca Y26 – Avenida Afonso Pena, no encontro com Avenida Álvares Cabral (2ª barraca para quem está descendo a Álvares Cabral)
Viradão: Carpaccio de jiló (com azeitona, pepininho em conserva, alcaparras, cebola roxa, alho e cebolinha em conserva – vegano)
Preço: R$5
Funcionamento: Domingo, de 6h às 14h
Endereço: Barraca Y00009 (em frente à entrada principal do Parque Municipal, na Avenida Afonso Pena, na divisória entre as duas pistas).
Viradão: Acarajé completo (bolinho de feijão, vatapá, farofinha de filé de peixe com coco ralado, salada de tomate verde e camarão)
Preço: R$13
Funcionamento: Domingo, de 6h às 14h
Endereço: Barraca Y34 (em frente à entrada principal do Automóvel Clube, na Avenida Afonso Pena)
Viradão: Cachorro-quente completo (pão, salsicha, queijo, bacon e acompanhamentos à vontade).
Preço: R$7
Funcionamento: Domingo, de 6h às 13h30
Endereço: Rua da Bahia, 1071 – Centro
Viradão: Pastel de palmito (vegetariano)
Preço: R$4,50
Funcionamento: Sábado, até às 22h
Endereço: Rua Tupinambás, 638 – Centro
Viradão: O tradicional kaol do Palhares (arroz, farofa de feijão, linguiça, ovo frito, couve, torresmo e molho de tomate
Preço: R$18,80
Funcionamento: Sábado, até às 21h
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 234 – Funcionários
Viradão: Ceviche de tilápia
Preço: R$20
Funcionamento: Até às 2 da madrugada de sábado para domingo
Endereço: Avenida dos Andradas, 351 – Centro
Viradão: Pirulito de carne (um bolinho de carne no palito e recheado com queijo, azeitona, tomate e orégano)
Preço: R$5
Funcionamento: Até às 3 da madrugada de sábado para domingo
Endereço: Rua Curitiba, 339 – Centro
Viradão: Hambúrguer assado (um hambúrguer fechado, em formato de salgado, recheado com queijo, presunto, tomate, cebola e pimentão)
Preço: R$3
Funcionamento: Sábado, até às 21h30
Endereço: Rua Guaicurus, 695 – Centro
Viradão: Sanduíche de pernil com vinagrete e cebola
Preço: R$8
Funcionamento: Aberto durante toda a Virada Cultural (24 horas)
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 858 – Centro
Viradão: Ovo e bacon (pão francês recheado com ovo, bacon, alface, tomate e molho rosé da casa)
Preço: R$9,70
Funcionamento: Sábado, até às 21h
Endereço: Rua da Bahia, 334 – Centro
Viradão: Macarrão na chapa (com frango, cenoura, milho e bacon)
Preço: R$7,50 (pequeno) – R$9 (grande)
Funcionamento: Até às 5 horas da manhã de sábado para domingo
Endereço: Rua Sergipe, 109 – Centro
Viradão: Sorvete de caramelo salgado (vegetariano)
Preço: R$7 (uma bola no copinho) – R$8 (uma bola na casquinha)
Funcionamento: Sábado, até às 18h30. Domingo, a partir de 11h
Endereço: Avenida Amazonas, 840 – Centro
Viradão: Caldo de mocotó completo (com dois ovinhos de codorna e cebolinha).
Preço: R$10,50
Funcionamento: Sábado, até às 23h
Endereço: Avenida Santos Dumont 193 – Centro
Viradão: Caldinho de feijão com linguiça (torresmo e cebolinha verde opcionais).
Preço: R$21 (o quilo)
Funcionamento: Sábado, até às 21h
Endereço: Rua Sergipe, 7 – Centro
Viradão: X-burguer bacon (pão de hambúrguer, carne de hambúrguer, queijo, alface, tomate e bacon)
Preço: R$8,30
Funcionamento: Sábado, até às 21 horas. Domingo, de 5h30 às 14h
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 150 – Centro
Viradão: Pizza de tabuleiro
Preço: R$29,90 (o quilo)
Funcionamento: Sábado, até às 23h. Domingo, a partir das 6h
Endereço: Rua da Bahia, 432 – Centro
Viradão: Misto quente
Preço: R$4
Funcionamento: Aberta durante toda a Virada Cultural (24 horas)
Endereço: Rua Espírito Santo, 304 – Centro
Viradão: Mini-empadas de frango
Preço: R$39,90 (o quilo)
Funcionamento: Sábado, até às 22h
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 661 – Centro
Viradão: Batatão recheado com camarão e Catupiry
Preço: R$19,10
Funcionamento: Até às 2 horas da madrugada de sábado para domingo
Endereço: Rua Aarão Reis, 500 – Centro
Viradão: Joelho de moça (enroladão de presunto e queijo)
Preço: R$4
Funcionamento: Sábado, até às 23h. Domingo, a partir de 11h
Endereço: Rua dos Tamoios, 232 – Centro
Viradão: Prato feito customizado (proteína: bife de boi, bife de porco, linguiça, peito de frango à milanesa, ovos, carne de boi cozida, peixe à milanesa, bife de boi à milanesa ou peito de frango grelhado mais quatro acompanhamentos: arroz branco, maionese, arroz à grega, batata frita, farofa brasileira, feijão comum, macarrão, feijão tropeiro, salada de legumes, tutu de feijão e couve)
Preço: R$15,50
Funcionamento: Sábado, até às 23h30. Domingo, de 11h às 17h
Endereço: Rua Espírito Santo, 310 – Centro
Viradão: Mini-refeição com tropeiro ou feijão comum (opções de carne: lombo, carne cozida, frango, peito grelhado, linguiça, bife de boi, peixe ou peito de frango à milanesa)
Preço: R$11 (serve uma pessoa)
Funcionamento: Aberto durante toda a Virada Cultural (24 horas)
Endereço: Rua dos Carijós, 39 – Centro
Viradão: Carne cozida ao molho, diretamente da estufa
Preço: R$7 (o pedaço)
Funcionamento: Sábado, até às 21h
Endereço: Rua da Bahia, 1166 – Centro
Viradão: Espaguete à bolonhesa
Preço: R$20
Funcionamento: Aberto durante toda a Virada Cultural (24 horas)
Endereço: Rua dos Goitacazes, 322 – Centro
Viradão: Sanduíche de falafel (vegetariano)
Preço: R$11
Funcionamento: Sábado, até às 22h. Domingo, de 9h às 17h
Endereço: Rua dos Carijós, 109 – Centro
Viradão: Mexidão à moda da casa (com arroz, feijão, carne cozida, bacon, couve, cebolinha verde e ovo frito)
Preço: R$15,90
Funcionamento: Até às 6h da manhã de domingo
Endereço: Rua Sergipe, 129 – Centro
Viradão: Linguicinha da estufa
Preço: R$5 (o pedaço)
Funcionamento: Sábado, até às 20h. Domingo, a partir das 9h
Endereço: 1º piso do Edifício Maletta (Avenida Augusto de Lima, 233 – loja 24)
Viradão: Torresmo de barriga, diretamente da estufa
Preço: R$3 (o pedaço)
Funcionamento: Até às 2h da madrugada de sábado para domingo
*Pode haver alguma variação de preço nos pratos oferecidos sem aviso prévio.
Sobre a Virada Cultural
A Virada Cultural de Belo Horizonte é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico, com apoio e adesão de diversos parceiros institucionais. Esta é a 5ª edição do evento, que já reuniu, em toda a sua história, mais de cinco mil artistas, duas mil atrações e mais de 1,6 milhão de pessoas. Informações: www.viradacultural.pbh.gov.br.
Serviço
EVENTO GRATUITO
Virada Cultural de Belo Horizonte 2019
Dias 20 e 21 de julho
Informações: www.viradacultural.pbh.gov.br
Acompanhe: facebook, instagram: @viradaculturalBH #ViradaBH
Luciana Mussi anuncia demissão da Globo Minas após quase 18 anos na TV e posta…
Conheça a nova programação da Band Minas com a entrada de William Travassos e a…
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), vai entrar com mais 15 dias de…
Entenda a possível mudança de mãos da SAF do Atlético. Saiba como o empresário Rubens…
Descubra como o Spotify revelou uma traição. Um rapaz conta como descobriu que estava sendo…
Liniker traz a Belo Horizonte sua mais recente turnê “Caju Show Tour”. Confira os detalhes…