Como já é tradição, o Memorial Minas Gerais Vale oferece diversas oficinas gratuitas para crianças e adultos no período de férias. A novidade, neste mês de julho, está nas oficinas que acontecem aos finais de semana e não precisam de inscrição prévia. Para as demais, as inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser feitas pelo telefone 31 3343-7317. Haverá 15 minutos de tolerância. Após esse tempo, a vaga será liberada para outros interessados que estiverem no local. No caso de menores de 16 anos, os responsáveis devem permanecer no Memorial Vale durante todo o período da oficina. Todas as atividades são gratuitas, sujeitasà lotação das salas. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias.
BORDADO: PRIMEIROS PONTOS
Você não sabe nada de bordado? Então venha aprender os primeiros pontos com as educadoras Juliana Silva e Neuma Rosa. A faixa etária é a partir de 13 anos.
Data: 16 e 17/07 (terça e quarta-feira) (duração: 2 dias – turma única).
Horário: das 14h às 16h30.
MACRAMÊ
Minas Gerais tem várias tipos de artesanato e tradições artísticas conforme a região do Estado. Você conhece alguma? Inspirados pela simplicidade e beleza de uma dessas antigas tradições, os educadores do Memorial Vale propõem a oficina Macramê. Venha aprender essa técnica feita sem agulha e com cordas e fios grossos trançados. As professoras são Juliana Silva, Gabriela Brasileiro e Wesley Vilarino. A faixa etária é a partir de 12 anos. Haverá duas turmas, com 1 dia de duração cada turma.
Datas: 19/07 (1º turma – sexta-feira) e 26/07 (2º turma – sexta-feira)
Horário: das 13h às 15h.
BONECOS FEITOS COM COLAGEM DE XEROX, POR HORTÊNCIA ABREU
Esta oficina propõe fabricar bonecos de papel a partir de xerox sobre papéis coloridos. As crianças poderão criar a partir de modelos, ou realizar desenhos antes das colagens. Faixa etária: 6 a 15 anos. Não é necessária a inscrição, é só chegar e participar, pelo tempo que quiser, no período em que estiver acontecendo a oficina.
Data: 21/07 (domingo).
Horário: das 10h30 às 12h30.
PASSINHOS ANCESTRAIS
Inspirada nos tapetes de serragem das procissões de Ouro Preto, essa oficina propõe a criação de tapetes em que crianças até 2 anos de idade possam brincar de andar sobre eles. Serão utilizados materiais sem risco de serem engolidos pelos pequenos, mas que estimulam por meio das cores e texturas. É uma atividade para ser feita em família e cada criança deve ser acompanhada por pelo menos um adulto durante toda a oficina. Educadoras: Pamela Naumann e Lauren Rial.
Faixa etária: 1 a 2 anos (1ª turma) / 3 meses a 1 ano (2ª turma).
Data: 23/07 (1ª turma) e 24/07 (2ª turma).
Horário: das 13h30 às 15h.
TURBANTE
Cores, estampas, símbolos adinkras (de uma região/cultura da África), turbantes e um bate-papo sobre ancestralidade. Esta oficina oferece uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre culturas africanas e seus símbolos de resistência. As educadoras Nancy Mora e Maryslãne Freitas vão ensinar a estampar os tecidos no primeiro dia e, no segundo dia, com o tecido já pronto, será ensinado a finalização e uso do turbante.
Faixa etária: a partir de 14 anos.
Data: 23 e 24/07 (duração: 2 dias, terça e quarta – turma única).
Horário: das 14h às 16h.
ESTÊNCIL, POR ADRIANO MELO
Esta oficina visa ensinar técnicas simples de impressão, utilizando matrizes já existentes e materiais de uso comum, como escova de dentes e esponja. Faixa etária: 6 a 12 anos. Não é necessário inscrição e as crianças podem participar da atividade, pelo tempo que quiserem, durante o período em que estiver acontecendo a oficina.
Data: 27/07, sábado.
Horário: das 10h30 às 12h30.
BRINQUEDOS DE PAPELÃO MOBRI
Nesta oficina o desafio será construir uma cidade de papelão, proposta pelo Estúdio Mobri, que desenvolve soluções criativas com esse material. Cada criança receberá um brinquedo (casa, prédio ou carro) para montar e colorir. Aproveitaremos para falar, de forma lúdica, sobre sustentabilidade, reciclagem e como o uso de um material biodegradável, como o papelão, pode ajudar o planeta. Não é necessário inscrição e as crianças podem participar da atividade pelo tempo que quiserem durante o período em que estiver acontecendo a oficina.
Faixa etária: a partir de 5 anos.
Data: 28/07, domingo.
Horário: das 10h30 às 12h30.
TEATRO PARA SENTIR
A oficina propõe estímulos aos “sentidos corporais“, por meio de jogos e exercícios teatrais catalogados pelo teatrólogo Augusto Boal. Tem como intuito desmecanizar o corpo com movimentos que proporcionem consciência corporal e espacial. Educadores: Ângelo Dias e Lyon Goulart. Faixa etária: acima de 18 anos.
Data: 30 e 31/07, terça e quarta-feira (duração: 2 dias – turma única).
Horário: das 13h30 às 16h.
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.
Descubra a polêmica envolvendo Neymar e a alegação de paternidade de uma modelo húngara. Entenda…
Cruzeiro acumulou aproximadamente R$30 milhões na Copa Sul-Americana de 2024, valor poderia superar R$ 50…
Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, é internado no Hospital Mater Dei após relatar dores…
Neste último sábado (23), o Atlético enfrentou o São Paulo no Morumbis, pela 35ª rodada…
Entenda a guerra pela liderança da audiência digital em Belo Horizonte entre três importantes grupos…
A polêmica envolvendo a musa da Gaviões da Fiel: supostas falas racistas e ofensas contra…