Como já é tradição, o Memorial Minas Gerais Vale oferece diversas oficinas gratuitas para crianças e adultos no período de férias. A novidade, neste mês de julho, está nas oficinas que acontecem aos finais de semana e não precisam de inscrição prévia. Para as demais, as inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser feitas pelo telefone 31 3343-7317. Haverá 15 minutos de tolerância. Após esse tempo, a vaga será liberada para outros interessados que estiverem no local. No caso de menores de 16 anos, os responsáveis devem permanecer no Memorial Vale durante todo o período da oficina. Todas as atividades são gratuitas, sujeitasà lotação das salas. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias.
BORDADO: PRIMEIROS PONTOS
Você não sabe nada de bordado? Então venha aprender os primeiros pontos com as educadoras Juliana Silva e Neuma Rosa. A faixa etária é a partir de 13 anos.
Data: 16 e 17/07 (terça e quarta-feira) (duração: 2 dias – turma única).
Horário: das 14h às 16h30.
MACRAMÊ
Minas Gerais tem várias tipos de artesanato e tradições artísticas conforme a região do Estado. Você conhece alguma? Inspirados pela simplicidade e beleza de uma dessas antigas tradições, os educadores do Memorial Vale propõem a oficina Macramê. Venha aprender essa técnica feita sem agulha e com cordas e fios grossos trançados. As professoras são Juliana Silva, Gabriela Brasileiro e Wesley Vilarino. A faixa etária é a partir de 12 anos. Haverá duas turmas, com 1 dia de duração cada turma.
Datas: 19/07 (1º turma – sexta-feira) e 26/07 (2º turma – sexta-feira)
Horário: das 13h às 15h.
BONECOS FEITOS COM COLAGEM DE XEROX, POR HORTÊNCIA ABREU
Esta oficina propõe fabricar bonecos de papel a partir de xerox sobre papéis coloridos. As crianças poderão criar a partir de modelos, ou realizar desenhos antes das colagens. Faixa etária: 6 a 15 anos. Não é necessária a inscrição, é só chegar e participar, pelo tempo que quiser, no período em que estiver acontecendo a oficina.
Data: 21/07 (domingo).
Horário: das 10h30 às 12h30.
PASSINHOS ANCESTRAIS
Inspirada nos tapetes de serragem das procissões de Ouro Preto, essa oficina propõe a criação de tapetes em que crianças até 2 anos de idade possam brincar de andar sobre eles. Serão utilizados materiais sem risco de serem engolidos pelos pequenos, mas que estimulam por meio das cores e texturas. É uma atividade para ser feita em família e cada criança deve ser acompanhada por pelo menos um adulto durante toda a oficina. Educadoras: Pamela Naumann e Lauren Rial.
Faixa etária: 1 a 2 anos (1ª turma) / 3 meses a 1 ano (2ª turma).
Data: 23/07 (1ª turma) e 24/07 (2ª turma).
Horário: das 13h30 às 15h.
TURBANTE
Cores, estampas, símbolos adinkras (de uma região/cultura da África), turbantes e um bate-papo sobre ancestralidade. Esta oficina oferece uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre culturas africanas e seus símbolos de resistência. As educadoras Nancy Mora e Maryslãne Freitas vão ensinar a estampar os tecidos no primeiro dia e, no segundo dia, com o tecido já pronto, será ensinado a finalização e uso do turbante.
Faixa etária: a partir de 14 anos.
Data: 23 e 24/07 (duração: 2 dias, terça e quarta – turma única).
Horário: das 14h às 16h.
ESTÊNCIL, POR ADRIANO MELO
Esta oficina visa ensinar técnicas simples de impressão, utilizando matrizes já existentes e materiais de uso comum, como escova de dentes e esponja. Faixa etária: 6 a 12 anos. Não é necessário inscrição e as crianças podem participar da atividade, pelo tempo que quiserem, durante o período em que estiver acontecendo a oficina.
Data: 27/07, sábado.
Horário: das 10h30 às 12h30.
BRINQUEDOS DE PAPELÃO MOBRI
Nesta oficina o desafio será construir uma cidade de papelão, proposta pelo Estúdio Mobri, que desenvolve soluções criativas com esse material. Cada criança receberá um brinquedo (casa, prédio ou carro) para montar e colorir. Aproveitaremos para falar, de forma lúdica, sobre sustentabilidade, reciclagem e como o uso de um material biodegradável, como o papelão, pode ajudar o planeta. Não é necessário inscrição e as crianças podem participar da atividade pelo tempo que quiserem durante o período em que estiver acontecendo a oficina.
Faixa etária: a partir de 5 anos.
Data: 28/07, domingo.
Horário: das 10h30 às 12h30.
TEATRO PARA SENTIR
A oficina propõe estímulos aos “sentidos corporais“, por meio de jogos e exercícios teatrais catalogados pelo teatrólogo Augusto Boal. Tem como intuito desmecanizar o corpo com movimentos que proporcionem consciência corporal e espacial. Educadores: Ângelo Dias e Lyon Goulart. Faixa etária: acima de 18 anos.
Data: 30 e 31/07, terça e quarta-feira (duração: 2 dias – turma única).
Horário: das 13h30 às 16h.
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.
Luciana Mussi anuncia demissão da Globo Minas após quase 18 anos na TV e posta…
Conheça a nova programação da Band Minas com a entrada de William Travassos e a…
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), vai entrar com mais 15 dias de…
Entenda a possível mudança de mãos da SAF do Atlético. Saiba como o empresário Rubens…
Descubra como o Spotify revelou uma traição. Um rapaz conta como descobriu que estava sendo…
Liniker traz a Belo Horizonte sua mais recente turnê “Caju Show Tour”. Confira os detalhes…