O Bloco de Belô, no último sábado, dia 2 de março, primeiro dia de folia, arrastou mais de 150 mil pessoas em seu sexto ano de cortejo. O bloco dos comunicadores, como é conhecido, teve um aumento de quase 80% no número de foliões que vieram de diversas partes do país para conferir o carnaval que mais cresce no Brasil de acordo com a Prefeitura Municipal de BH. Foram sete horas de muita folia, alegria, descontração e o melhor, o espírito de paz. Segundo a Polícia Militar não houve nenhuma ocorrência durante o cortejo e a dispersão ocorreu tranquilamente.
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Contrariando a meteorologia que previa pancadas de chuva, na tarde de sábado não caiu uma gota, animando ainda mais o cortejo e reunindo um número cada vez maior de foliões. Foi impossível ver o chão da rua da Bahia. Quando o trio desceu a avenida Bias Fortes, era possível ver a extensão da folia e a alegria dos foliões com os braços estendidos para cima. “Foi emocionante ver o entrosamento com as pessoas e mais maravilhoso ainda ver todos cantando ‘Amor de Carnaval’, a música do Belô em 2019. Não só ela mas, ‘Belôzeiro’ e ‘Zé de Maria’. Estamos no caminho certo de valorizar o axé mineiro. Vamos mostrar ao Brasil que nós também fazemos um axé de qualidade e que podemos ser o hit de qualquer verão. O Bloco de Belô ainda será reconhecido por sua qualidade musical e por ter os foliões mais alegres de BH”, diz o vocalista do Belô, o cantor baiano Alex Rodrigues.
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Este ano, o Bloco de Belô foi para as ruas com um patrocínio de peso – a rede de Supermercados BH. A maior supermercadista de Minas Gerais e a sétima maior do Brasil, com 200 lojas próprias, acreditou na parceria, e uniu sua marca com o bloco que se tornou referência no carnaval da cidade. Juntou-se a ela, a famosa sorveteria Easyice, que fez a festa dos foliões com a distribuição gratuita de picolés, sorvetes e chup chup de açaí; a Catuaba Selvagem, uma das bebidas mais consumidas no período e o pastel de angu mais gostoso de BH, o Zé Pastel. “Foi um sucesso o cortejo do Bloco de Belô. Foi lindo ver tantas pessoas brincando com alegria, sem violência. Tudo transcorreu bem e sereno”, afirma Rangel Fernandes, diretor de marketing do Zé Pastel.
Outra grande novidade deste ano no Bloco de Belô foi o abadá criado por Leandro Sá, design de acessórios e microfones de artistas como a rainha da axé music, Daniela Mercury, e também de Anitta, Solanja, Joelma, Valeska Popozuda, Calcinha Preta, entre muitas outras. Sá é muito conhecido e requisitado pelas famosas graças ao trabalho que vem desenvolvendo em Salvador com o design e customização de peças como microfones, celulares e agora abadás. “Fiquei encantado com o sucesso do Bloco de Belô e também pelos projetos sociais e ações estratégicas desenvolvidas por seu criador, o jornalista Robhson Abreu”, disse o estilista.
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Para o jornalista paulista do site Barba & Gravata, Felipe Ruffino, o cortejo do Bloco de Belô foi a sua estreia no carnaval de BH. Ele veio de São Paulo para conferir os principais blocos da capital mineira e contar para seus seguidores o porquê a folia belorizontina está sendo considerada a segunda melhor do Brasil. “Alegria, gente bonita e receptiva, organização impecável, banda maravilhosa. Junta-se a isso o carisma do anfitrião Robhson Abreu, que me recebeu muito bem em seu bloco. Agora já faço parte do Bloco de Belô – “eu sou belôzeiro, vim pra cair na folia”. Com certeza, um dos melhores blocos de rua que eu já conheci. Agradeço demais o convite e faço questão de voltar no ano que vem”, diz o jornalista.
HISTÓRIA
Há cinco anos nascia pelas mãos do jornalista, especialista em marketing e influenciador digital, Robhson Abreu, o primeiro bloco voltado aos profissionais de comunicação de Belo Horizonte – o Bloco de Belô – o bloco dos comunicadores!
Em seu primeiro ano de cortejo, cerca de mil foliões participaram da grande festa momesca. A ideia foi tão bem aceita pelos profissionais (jornalistas, relações públicas, publicitários, aposentados e estudantes) que a adesão foi crescente, chegando em 2018 a arrastar mais de 80 mil pessoas pelas ruas da região central da capital mineira, segundo a Polícia Militar de Minas Gerais.
Em 2016, o Bloco de Belô apresentou aos foliões a Bateria de Belô. Graças ao apoio financeiro de várias assessorias de comunicação, foram adquiridos trinta instrumentos de percussão. A Bateria de Belô é formada em sua maioria por comunicadores – jornalistas, publicitários, fotógrafos e relações públicas.
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Em 2018, os abadás do Bloco de Belô foram assinados pelo estilista mineiro Victor Dzenk, que imprimiu uma estampa exclusiva e super bonita. A intensão foi mostrar que Moda & Carnaval dão samba, alegria e muito axé! Os ensaios do Bloco de Belô foram promovidos durante dois meses no terraço do BH Othon Palace Hotel. Pela primeira vez, o grupo hoteleiro abriu suas portas para um bloco de rua na capital mineira. A iniciativa foi muito positiva, agregando ainda mais valor ao Bloco de Belô. Durante o período, mais de 10 mil foliões participaram dos encontros.
Desde de 2014 o Bloco de Belô mantém projetos sociais com oficinas de percussão para comunicadores e também para o Projeto Belô Favela, onde crianças e adolescentes aprendem a tocar um instrumento de percussão. O projeto é promovido no bairro Providência.
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