A Academia Mineira de Letras realiza no dia 09 de novembro o lançamento da Galeria Virtual AML, com a abertura da exposição ESCRITOS DE MINAS, que permanecerá disponível até o dia 30 de janeiro. A Galeria Virtual, que será inaugurada em sessão virtual conduzida pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, terá uma programação contínua, com mostras programadas para cada três meses, apresentando recortes curatoriais sobre os acadêmicos e o acervo da Instituição. As exposições, hospedadas no site da AML, contarão com uma audiodescrição das obras expostas, de modo a ampliar sua acessibilidade aos deficientes visuais (cegos e baixa visão).

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Nessa primeira exposição da Galeria Virtual AML, “Escritos de Minas”, serão apresentadas obras referentes a seis eixos temáticos: Origem histórica; A Inconfidência e Personalidades; Aspectos Políticos e Econômicos; A cidade construída; Arte e Patrimônio; Literatura – conto e romance. Trinta livros – retratando a relação entre os membros da Academia Mineira de Letras e a história de Minas Gerais – reúnem obras escritas, organizadas ou coordenadas por dezessete acadêmicos e abordam fatos dos séculos XVIII, XIX e XX. São contos, romances e livros históricos de grandes autores – como Abílio Barreto, Henriqueta Lisboa, Cyro dos Anjos, Fábio Lucas, Olavo Romano e Wilson de Lima Bastos -, que abordam, por exemplo, as descobertas realizadas nas cavernas em Lagoa Santa, o ciclo do diamante, o Santuário do Caraça; personagens da inconfidência Mineira, o estabelecimento da cidade de Belo Horizonte. A exposição traz também um recorte do design gráfico do período de 1935 a 2011, com capas ilustradas por artistas como Yara Tupynambá; Cláudio Martins; Euridyce e Guignard, entre outros. Cada um dos livros é referenciado e sua apresentação inclui a indicação sobre a autoria da capa, a sinopse, as particularidades do exemplar e a audiodescrição das imagens expostas. Dessa forma, o distanciamento resultante das restrições sanitárias será parcialmente superado, permitindo ao “visitante” uma aproximação instigante do acervo da AML, que possui características singulares. Eis um pequeno exemplo de particularidades que integram a apresentação das obras expostas:

Advertisement

Particularidades do exemplar: Carimbo na folha de rosto. Página em fundo branco, com letras impressas na cor preta. Ao topo, há o nome do autor Wilson de Lima Bastos. Ao centro, lê-se o título Na Sombra das Aroeiras. Abaixo do título, há a especificação: Romance. Abaixo da especificação, há o subtítulo (Ciclo do Café na Zona da Mata de Minas Gerais). Abaixo do subtítulo, está o carimbo azulado no qual se lê Prêmio Joaquim Nabuco 1979 – Academia Brasileira de Letras. Abaixo do carimbo, está o ano 1979.

SERVIÇO:

Galeria Virtual AML, com a abertura da exposição ESCRITOS DE MINAS

Advertisement

Data: a partir de 09 de novembro, às 19 horas

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Advertisement