Belo Horizonte não contará a edição 2018 da Virada Cultural como estava previsto. A próxima só deve acontecer, agora, no próximo ano.




Após atrasos e adiamentos, a produção do evento viu que seria possível deixar tudo pronto para novembro, quando deveria acontecer.

Segundo a Fundação Municipal de Cultura, o adiamento da 5° edição se fez necessário perante o atraso no processo de licitação.

Em nota, a Fundação explicou o que aconteceu. Veja abaixo:

Crédito: Nelson Antoine, Milenar Imagem – Fotos Públicas




Reafirmando o compromisso com as políticas públicas de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura têm empreendido os esforços necessários para a realização das ações já consolidadas no calendário da cidade, como o Festival de Arte Negra e o Festival Literário Internacional, realizados em 2017, o Festival Internacional de Quadrinhos e o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua, em 2018.

Esse calendário também conta com a Virada Cultural, evento aguardado pela população da cidade. Lamentavelmente, informamos que foi necessário o seu adiamento pelas seguintes razões:

• Iniciado em março de 2018, o processo de licitação da Prefeitura de Belo Horizonte para contratação da infraestrutura necessária para eventos de grande porte como a Virada Cultural se estendeu mais do que o esperado e não foi concluído até o presente momento, mesmo com os esforços dos órgãos municipais envolvidos.



• Diante da data prevista para finalização do processo licitatório, meados de novembro, não haveria prazo necessário para abertura do chamamento dos artistas locais para integrarem a grade de programação do evento, fator imprescindível para a SMC e FMC na construção da Virada Cultural.

No intuito de manter a população informada e dar transparência aos procedimentos necessários para a realização da Virada Cultural, esclarecemos que, após a conclusão do processo licitatório para a contratação de toda a infraestrutura necessária, será publicado, em dezembro, o chamamento público para seleção da Organização da Sociedade Civil, que será parceira na gestão do evento. Dessa forma, a Virada Cultural acontecerá no primeiro semestre de 2019.