Quem nunca teve a oportunidade de assistir ou, até mesmo, participar de um Torneio de Xadrez terá essa oportunidade no Minas Shopping. Promovida em parceria com a Federação Mineira de Xadrez, a competição vai ocorrer nos dias 10 e 11 de março, no Piso 1, em uma loja em frente à Praça de Eventos, e tem participação gratuita. No dia 10 de março, serão realizadas as competições nas categorias Infantojuvenil e Juvenil, das 10h às 14h, e na Absoluto Amador, das 15h às 20h. Já no dia 11, é a vez do Torneio Absoluto, das 10h às 20h. Os interessados podem se inscrever no site www.fmx.org.br/; as vagas são limitadas a 100 pessoas por categoria.

O torneio vai ocorrer em quatro categorias distintas: “Infantojuvenil” (6 a 12 anos) e “Juvenil” (13 a 18 anos), “Absoluto Amador” (participantes de todas as idades que nunca jogaram ou que sejam amadores) e “Absoluto” (aberto para todas as idades, tanto amadores quanto profissionais). Quatro árbitros estarão presentes para mediar as partidas, que terão cinco rodadas, além de contar o tempo de cada lance. Vencerá quem obtiver mais pontos e nenhuma jogada irregular. Os primeiro, segundo e terceiro lugares ganharão troféus e haverá medalhas para os dez primeiros colocados.

De acordo com a presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Sepúlveda Viana, o torneio é uma forma bastante eficaz para as pessoas conhecerem mais sobre o jogo, treinar e testar suas estratégias. Ela declara que a parceria com o Minas Shopping é fundamental, pois abre espaço para as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de participar de um torneio oficial da federação. “Não precisa ser profissional para participar do Torneio; ele é aberto a todos, tanto amadores quanto profissionais. É uma oportunidade também de aprender a conciliar raciocínio, concentração e tempo”, declara.

Para o gerente de Marketing do Minas Shopping, Christian Magalhães, a competição é mais uma ação que oferecerá uma experiência diferenciada. “Somos pioneiros em abrir espaço para modalidades esportivas, como é o caso da Liga Brasileira de Peteca e do Aberto Minas Shopping de Peteca, que realizamos há muitos anos”, afirma.