Aprender um idioma é sempre um desafio para qualquer pessoa, ainda mais quando tratamos de português. O estrangeiro ao chegar no país, ele sofre e muito com as regras gramaticais e acentuação, bem como a pontuação.




Se compararmos ao inglês, por exemplo, o português é um idioma muito mais complexo em todos os sentidos. A facilidade gramatical do inglês impressiona, já no idioma falado por aqui, há mil regras que sem dúvidas são complicadas para qualquer gringo. Vamos analisar algumas dicas importantes para superar as barreiras e deixar a comunicação mais fácil.

Por isso, separamos 5 dicas pra você superar dificuldades de uma das línguas mais complicadas do mundo:

Busque um objetivo

O estrangeiro precisa buscar um objetivo no aprendizado. Se ele quiser aula de português para estrangeiros na área de negócios, pois, trabalha em uma grande empresa, busque um professor que o auxilie neste aspecto – compras e vendas, negociações, importação e exportação, e-mails, teleconferências, entre outros detalhes na área de business. Há ótimos professores de português na internet, como por exemplo na plataforma Preply portuguesa onde eles poderão te auxiliar no que for preciso de acordo com suas metas.

Mantenha contato com o idioma constantemente

É importante manter contato com o idioma constantemente, pois, o estrangeiro certamente irá a um shopping, lojas, restaurantes, assistirá programas de TV, entre outras situações. Leia o máximo possível de jornais online, veja bons filmes com legenda em português, ouça músicas brasileiras, enfim, são muitas alternativas para um melhor desempenho no idioma.




Leia livros e ouça músicas

Ler livros e ouvir músicas é sempre importante, pois, você terá contato com a língua autêntica, com expressões e gírias. Um bom dicionário online faz toda a diferença em seu aprendizado. Peça recomendações ao seu professor a respeito de livros e cantores e terá muito mais condições de melhorar o seu desempenho.

Treine bastante a pronúncia

Um dos maiores problemas para um estrangeiro é treinar a pronúncia, uma vez que no português hpa acentos como agudo e circunflexo e até o til. Um bom professor irá de ajudar a ter uma pronúncia adequada na maioria das palavras. No inglês, por exemplo, as regras são muito diferentes no tocante a sílaba forte e intonação.

Fique atento as diferenças entre os idiomas

Há muitas diferenças entre os idiomas, portanto, fique atento. Procure sempre pensar em português e evite misturar os dois idiomas. A pronúncia e a intonação são fatores essenciais para um boa compreensão verbal e uma comunicação eficiente com o interlocutor. Pense na posição das palavras na frase, por exemplo, no inglês, o adjetivo vem antes do substantivo, o que não ocorre no português – no inglês, o adjetivo não pluraliza, o que já ocorre no português, entre outros mil detalhes. Certamente, aprender um idioma como o português requer muita dedicação e treino, portanto, não tenha medo de errar e nem de cometer gafes. O seu professor estará ao seu lado sempre que necessário, além dos sites na internet que são de grande valia para o seu desempenho como um todo.