Como já é tradição, o Memorial Minas Gerais Vale oferece diversas oficinas gratuitas para crianças e adultos no período de férias. A novidade, neste mês de julho, está nas oficinas que acontecem aos finais de semana e não precisam de inscrição prévia. Para as demais, as inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser feitas pelo telefone 31 3343-7317. Haverá 15 minutos de tolerância. Após esse tempo, a vaga será liberada para outros interessados que estiverem no local. No caso de menores de 16 anos, os responsáveis devem permanecer no Memorial Vale durante todo o período da oficina. Todas as atividades são gratuitas, sujeitasà lotação das salas. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias.

CONFIRA AS OFICINAS:

BORDADO: PRIMEIROS PONTOS

Você não sabe nada de bordado? Então venha aprender os primeiros pontos com as educadoras Juliana Silva e Neuma Rosa. A faixa etária é a partir de 13 anos.

Data: 16 e 17/07 (terça e quarta-feira) (duração: 2 dias  turma única).

Horário: das 14h às 16h30.

MACRAMÊ

Minas Gerais tem várias tipos de artesanato e tradições artísticas conforme a região do Estado. Você conhece alguma? Inspirados pela simplicidade e beleza de uma dessas antigas tradições, os educadores do Memorial Vale propõem a oficina Macramê. Venha aprender essa técnica feita sem agulha e com cordas e fios grossos trançados. As professoras são Juliana Silva, Gabriela Brasileiro e Wesley Vilarino. A faixa etária é a partir de 12 anos. Haverá duas turmas, com 1 dia de duração cada turma.

Datas: 19/07 (1º turma – sexta-feira) e 26/07 (2º turma – sexta-feira)

Horário: das 13h às 15h.

BONECOS FEITOS COM COLAGEM DE XEROX, POR HORTÊNCIA ABREU

Esta oficina propõe fabricar bonecos de papel a partir de xerox sobre papéis coloridos. As crianças poderão criar a partir de modelos, ou realizar desenhos antes das colagens. Faixa etária: 6 a 15 anos. Nãé necessária a inscriçãoé só chegar e participar, pelo tempo que quiser, no período em que estiver acontecendo a oficina.

Data: 21/07 (domingo).

Horário: das 10h30 às 12h30.

PASSINHOS ANCESTRAIS

Inspirada nos tapetes de serragem das procissões de Ouro Preto, essa oficina propõe a criação de tapetes em que crianças até 2 anos de idade possam brincar de andar sobre eles. Serão utilizados materiais sem risco de serem engolidos pelos pequenos, mas que estimulam por meio das cores e texturas. É uma atividade para ser feita em família e cada criança deve ser acompanhada por pelo menos um adulto durante toda a oficina. Educadoras: Pamela Naumann e Lauren Rial.

Faixa etária: 1 a 2 anos (1ª turma) / 3 meses a 1 ano (2ª turma).

Data: 23/07 (1ª turma) e 24/07 (2ª turma).

Horário: das 13h30 às 15h.

TURBANTE

Cores, estampas, símbolos adinkras (de uma região/cultura da África), turbantes e um bate-papo sobre ancestralidade. Esta oficina oferece uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre culturas africanas e seus símbolos de resistência. As educadoras Nancy Mora e Maryslãne Freitas vão ensinar a estampar os tecidos no primeiro dia e, no segundo dia, com o tecido já pronto, será ensinado a finalização e uso do turbante.

Faixa etária: a partir de 14 anos.

Data: 23 e 24/07 (duração: 2 dias, terça e quarta  turma única).

Horário: das 14h às 16h.

ESTÊNCIL, POR ADRIANO MELO

Esta oficina visa ensinar técnicas simples de impressão, utilizando matrizes já existentes e materiais de uso comum, como escova de dentes e esponja. Faixa etária: 6 a 12 anos. Nãé necessário inscrição e as crianças podem participar da atividade, pelo tempo que quiserem, durante o período em que estiver acontecendo a oficina.

Data: 27/07, sábado.

Horário: das 10h30 às 12h30.

BRINQUEDOS DE PAPELÃO MOBRI

Nesta oficina o desafio será construir uma cidade de papelão, proposta pelo Estúdio Mobri, que desenvolve soluções criativas com esse material. Cada criança receberá um brinquedo (casa, prédio ou carro) para montar e colorir. Aproveitaremos para falar, de forma lúdica, sobre sustentabilidade, reciclagem e como o uso de um material biodegradável, como o papelão, pode ajudar o planeta. Nãé necessário inscrição e as crianças podem participar da atividade pelo tempo que quiserem durante o período em que estiver acontecendo a oficina.

Faixa etária:  a partir de 5 anos.

Data: 28/07, domingo.

Horário: das 10h30 às 12h30.

TEATRO PARA SENTIR

A oficina propõe estímulos aos sentidos corporais, por meio de jogos e exercícios teatrais catalogados pelo teatrólogo Augusto Boal. Tem como intuito desmecanizar o corpo com movimentos que proporcionem consciência corporal e espacial. Educadores: Ângelo Dias e Lyon Goulart. Faixa etária: acima de 18 anos.

Data: 30 e 31/07, terça e quarta-feira (duração: 2 dias  turma única).

Horário: das 13h30 às 16h.

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.