O Japão, através de uma parceria com o Governo de MG, está oferecendo vagas pra quem quiser ir fazer um treinamento técnico que durará oito meses do outro lado do mundo. Apesar do processo aparentemente ser difícil, é um diferencial e tanto pro currículo, heim?

Estão abertas – até o dia 18 de janeiro de 2017 – as inscrições do Programa de Treinamento Técnico no Japão, oferecido aos cidadãos de Minas Gerais como fruto da cooperação internacional estabelecida entre o Estado de Minas Gerais e a Província de Yamanashi em 1973. O programa viabiliza bolsas para que pessoas de diversas regiões do mundo sejam submetidas a um intensivo treinamento no Japão. Desde o seu início, já foram beneficiadas mais de 1.300 pessoas de 36 países.




O programa oferece duas bolsas de treinamento, sendo uma delas para servidores públicos e outra para quem não é servidor público.

Para participar, o candidato precisa preencher os formulários disponíveis abaixo e entregá-los na Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Cidade Administrativa, 1º andar – Edifício Gerais.

Seleção e benefícios

O processo seletivo será constituído de três etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório e as demais de caráter classificatório. Na etapa inicial, uma Comissão Julgadora selecionará entre 3 a 5 candidatos, com base na análise dos documentos apresentados.

Na segunda fase, os candidatos participarão de entrevistas, nas quais deverão utilizar seus conhecimentos em língua inglesa e japonesa. Na sequência, na terceira etapa, os governos de Minas Gerais e de Yamanashi examinarão a documentação dos 3 (três) primeiros classificados, bem como o relatório de suas entrevistas, para seleção e classificação final.




Os trainees selecionados irão receber as bolsas do programa Yamanashi Overseas Technical Training Program. Além do treinamento, os selecionados terão os custos com a passagem área, acomodação e transporte interno oferecidos pelo governo japonês.

Contato

Dúvidas podem ser direcionadas à Assessoria de Relações Internacionais pelo e-mail [email protected] ou no telefone (31) 3915-3024.

Veja mais informações sobre os requisitos para servidores e não servidores clicando aqui.

 

*Com informações da Agência Minas.