A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta quinta-feira a programação completa das atividades de comemoração do aniversário de 119 anos da capital mineira. Embora o aniversário seja somente no dia 12, a partir do dia 5 já será possível aproveitar as atividades, que vão até o dia 30.



Passeios turísticos

Aqueles que quiserem participar de um passeio turístico gratuito pela cidade entre os dias 8 e 11 de dezembro devem fazer a inscrição a partir desta quinta, dia 1º, no site www.vivabh.ml ou nos telecentros dos centros culturais. Os passeios, conduzidos por guias de turismo, terão duração de cerca de quatro horas e serão feitos em ônibus com sistema de som, vídeo e ar condicionado. Confira os roteiros:

• Dia 8: Turismo Cemiterial (manhã e tarde).
• Dia 9: “Pampulha – Marco do Modernismo e Início de Niemeyer” (manhã e tarde).
• Dia 10: “Síntese de Minas – Mercado Central e entorno” (manhã) e “Museus e Espaços de Cultura” (tarde).
• Dia 11: “Verdes Horizontes e Mercado Distrital do Cruzeiro” (manhã) e “Horizontes da Cidade – praças e mirantes” (tarde).

>>8 Refrigerantes que foram inventados em Minas Gerais e você não sabia<<

Oficinas e jogos

Oficinas e jogos com o tema “Belo Horizonte” estarão disponíveis para os visitantes dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e dos centros culturais. Tabuleiro, quebra-cabeça, memória e dominó estarão à disposição do público, que será orientado por uma equipe qualificada para proporcionar aos participantes sensibilização turística e aprendizado histórico e cultural.




Segundo Marah Costa, diretora de Economia Criativa da Belotur, os jogos proporcionam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos que elevam o desejo de conhecer Belo Horizonte. “Eles complementam e reforçam o conteúdo sobre a capital mineira que já é trabalhado na programação dos centros culturais. Os jogos enfatizam as peculiaridades e curiosidades dos atrativos turísticos da cidade”, disse.

Exposições

Poemas e desenhos produzidos por alunos da Rede Municipal de Educação que participaram dos projetos Pampulha Poética e No Traçado da Pampulha em 2016 estarão expostos nos CATs de 5 a 30 de dezembro.

>>8 Empresas que nasceram em MG e hoje são referência em todo país<<

Cantata

A cantata “Compositores Mineiros, a diversidade estilística de nossa música”, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, reúne estudantes que participam das atividades de canto e coral nas escolas municipais, principalmente os inscritos no programa Escola Integrada. Homenageando compositores mineiros e resgatando músicas folclóricas de domínio público, o repertório selecionado reúne uma rica diversidade de gêneros. Será realizada no dia 6, às 14h, no saguão da Rodoviária, no Centro.

Programação dos centros culturais

Centro Cultural Bairro das Indústrias (Av. Afonso Vaz de Melo, 1.001)
• Circuito Cultural do Barreiro – “Exposição BH Patrimônio” – A exposição é resultado das atividades do 20ª Festival da Canção 2016, realizado pelos alunos da Escola Estadual João Botelho, localizada no Bairro das Indústrias. Com o tema “BH Patrimônio Nacional da Diversidade Musical”, os trabalhos em mosaico retratam construções históricas de Belo Horizonte. De 5 a 30 de dezembro, de segunda a sexta, das 11h às 14h, no Restaurante Popular do Barreiro.


Centro Cultural Lindeia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina)
• Exposição Literária “Luzes, Letras e Cores de Belo Horizonte” – Destaque do acervo da biblioteca do centro cultural sobre BH. De 7 a 30 de dezembro.






Centro Cultural São Geraldo (Av. Silva Alvarenga, 548, São Geraldo)
• Circo Belô e o Silêncio das Gérberas – Situações de negligência familiar, violência contra a mulher e violência sexual contra crianças e adolescentes são retratadas nesta montagem, que reflete cenários reais de várias famílias brasileiras. Classificação: livre. Dia 15, quinta, às 20h.


Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima)
• Visita ao Museu de Arte da Pampulha (MAP) – Público: livre (menores de 12 anos deverão estar acompanhados pelos responsáveis). Vagas: 30. Inscrições no próprio centro cultural. Dia 17, sábado, das 9h às 13h.


Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita)
• Exposição todas as Flores – De 5 a 31 de dezembro, de terça a sexta, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 13h.
• Roda de leitura sobre Wander Piroli – Dia 13, terça, às 14h.

>>5 Coisas inventadas em Belo Horizonte que você nem desconfiava<<


Centro Cultural Zilah Spósito (Rua Carnaúba, 286, Jaqueline)
• BH vai até Você – Conjunto de atividades e jogos em parceria com a Belotur. De 6 a 15 de dezembro, de terça a sexta, das 8h30 às 18h, e sábados, das 9h às 13h.