Todo ano nessa época do ano os supermercados e lojas de chocolate colocam centenas de ovos de Páscoa em exibição tentando chamar a atenção dos consumidores.




Mas todo ano todo mundo também vive reclamando que o preço dos ovos é muito mais caro que as barras de chocolate. Principalmente comparando o peso, que pode ser semelhante.

Segundo a alegação das empresas que fabricam o produto, a grande diferença de preço se dá pela forma de produção diferenciada. Alguns motivos explicam o custo adicional:

1 – A produção é sazonal

Pra começar, a produção dos ovos acontecem somente nessa época do ano. Assim, os fabricantes precisam negociar lotes de chocolate, embalagem e distribuição apenas para o período do ano.

2 – Armazenamento

Como em volumo o ovo de Páscoa é bem maior que uma barra de chocolate, ele precisa de um espaço muito maior para ser armazenado. Isso quer dizer alugar ou reservar um espaço maior para guardar os ovos antes da venda.



3 – Frágil

Como é de imaginar, muitos dos ovos acabam quebrando ou sendo quebrados. Essa perda representa um prejuízo direto ao fabricante, que precisa descontar as perdas no preço dos ovos.

4 – Embalagem

Em muitos casos, a embalagem do ovo de Páscoa é fechada de forma manual, enquanto a barra de chocolate é embalada por máquinas. Isso significa mais gente sendo paga, o que gera mais custos.

Então, segundo os fabricantes, os motivos são essencialmente esses. Ficou convencido? Conta pra gente!