Um dos lugares mais visitados pelos católicos do mundo inteiro, o Cidade do Vaticano fica dentro da cidade de Roma e tem uma população de aproximadamente 800 pessoas. É o menor país do mundo com reconhecimento internacional.

E é justamente onde paramos hoje.

Basílica de São Pedro – Vaticano / Fhilipe Pelájjio

O que não tem de tamanho, esse país tem de exuberância. Seu principal edifício, a Basílica de São Pedro, é uma das construções mais incríveis que já vi. Considerada a maior de seu tempo, é patrimônio da humanidade e comprovadamente abriga o túmulo do apóstolo Pedro, também conhecido como o primeiro Papa.




Deus ajuda quem cedo madruga

A minha visita ao Vaticano começou por volta das seis da manhã na Praça de São Pedro. Morrendo de frio e olhando as primeiras movimentações dos policiais, fiquei um bom tempo admirando as construções e como seria da hora ver o anúncio de um novo Papa…

Praça de São Pedro – Vaticano / Fhilipe Pelájjio

Por volta das 7h as pessoas começam a chegar e até o momento eu não sabia o que ia ter. É quando os policiais abrem as grades da praça e você pode chegar mais perto da basílica.

Praça de São Pedro – Vaticano / Fhilipe Pelájjio

Um pouco depois o acesso ao interior da igreja é liberado, mas não antes de você ter de passar por raio x igualzinho no aeroporto. Se você não estiver levando uma arma ou uma bomba, o acesso será ok.




Por dentro da igreja

Mesmo que você não seja católico e mesmo que nem acredite em Deus, ficará impressionado com o tamanho e a riqueza que há dentro da Basílica. Além dos altar central, há diversos altares menores ondem várias missas acontecem ao mesmo tempo.

Teto da Basílica de São Pedro – Vaticano / Fhilipe Pelájjio

Lá você escolher qual assistir e depois sair visitando. Um dos lugares mais da hora, pra mim, foi a Sacristia da basílica. Lá tem, por exemplo, uma lista com todos os Papas da história (estão esperando Bento XVI e Francisco morrerem pra incluírem o nome deles).

Altar Basílica de São Pedro – Vaticano / Fhilipe Pelájjio

Depois de algum tempo (varia de acordo com seu interesse), você pode continuar sua visita à outras igrejas do Vaticano e ao famoso Museu do Vaticano. Ao sair da Basílica, encontrará à sua esquerda a casa onde o Papa costuma aparecer na janelinha e na sua direita, descendo, poderá ver o quartel da Guarda Suíça (os seguranças do Papa que se vestem com roupas coloridas).

Dicas úteis

Para ver o Papa você pode se programar para visitar a cidade durantes as quartas-feiras. Para entrar na praça você precisará de um convite que pode solicitar pela internet a partir de três meses antes da data, de graça. A missa acontece às 10h30 mas é bom chegar pelo menos às 8h3o ou 9h.

No domingo, próximo ao meio dia, você pode se direcionar em frente a Basílica de São Pedro e se virar para a direita. O Papa aparecerá na janela por alguns minutos para dar sua benção.