Assim como todo garoto da década de 90, sempre curti pra caramba o desenho Cavaleiros do Zodíaco. Creio que isso, junto com minha curiosidade pela mitologia grega, foi o que mais me motivou a conhecer Atenas, na Grécia. Aos 22 anos, finalmente consegui conhecer.



 A primeira grande dificuldade pra conhecer o país é a língua. Como não é uma língua latina, sua escrita pode parecer muito estranha e confusa. Portanto, um nível razoável de inglês será fundamental para conhecer a terra dos Deuses.

O Povo

Acrópole – Fhilipe Pelájjio

A Grécia está, geologicamente, muito próxima da Turquia. Isso permite que você veja muitos turcos no país, principalmente no centro, que é estruturalmente muito diferente do resto da Europa.

Comida

A culinária grega é uma das mais saborosas do mundo, mas por sua proximidade, também  tem muita influência da culinária turca.

É por isso que uma das principais comidas de rua, o Gyrus, é praticamente a mesma coisa do Kebab turco.

Atrações turísticas

Basicamente as atrações turísticas de Atenas são as construções e templos antigos. Pra quase todos será necessário que você pague o ingresso para conhecer.

Templo de Hefesto

Reprodução – Internet

O Deus dos vulcões tem em sua homenagem o templo grego mais conservado do mundo. Cercado, você precisará pagar ingresso caso queira ver o templo de pertinho, mas é possível comprar um ingresso único para economizar (assim pode ver as outras atrações).

Há uma antiga crença que o herói grego Teseu foi enterrado no local.

Estádio Panatenaico

Estádio Olímpico Atenas – Fhilipe Pelájjio

Um dos mais antigos estádios do mundo, tem pelo menos 2345 anos e é feito totalmente de mármore branco. Além disso participou de duas Olimpíadas (1896 e 2004).

Localizado no centro de Atenas, tem uma arquibancada em formato de U e capacidade para 80 mil pessoas sentadas.

Eu e o Natan fomos na última noite em Atenas e pra não perder a chance de conhecer, pulamos uma muretinha (algo que várias pessoas fizeram). A consciência não pesou muito porque quando o segurança viu pediu 1 euro de propina e a gente poderia continuar lá.




Odeão de Herodes Ático

Odeão de Herodes Ático – Fhilipe Pelájjio

O teatro está dentro da Acrópole de Atenas e é do século 2. Foi construído por Herodes Ático para homenagear sua esposa falecida. Ficou uns mil anos sem uso, mas desde 1957 voltou a ser usado para apresentações.

Templo de Atenas Nice

Templo de Atenas – Fhilipe Pelájjio

Um dos templos mais bonitos da Grécia, foi construído em homenagem a deusa Atena. Muito antigamente existia lá dentro uma estátua gigante da deusa da vitória.




Partenon Grego

Partenon Grego – Fhilipe Pelájjio

Provavelmente o templo mais famosos de toda a Grécia, o Partenon também homenageou Atena.

Durante a era de ouro do Império Romano, o templo foi convertido a uma estrutura cristã e várias estátuas e colunas foram destruídas. Se tornou então uma igreja em homenagem a Virgem Maria.

Panteon Grego – Fhilipe Pelájjio

Quando o Império Otomano tomou Atenas, a construção se tornou uma mesquita. Neste período não houve depredação ao prédio.