Em um mercado aquecido de vendas de veículos, Belo Horizonte acaba de ganhar mais uma opção.



O maior ícone mundial de scooters e uma das marcas mais desejadas do mundo, a Vespa, fabricada pela montadora italiana Piaggio, escolheu o Grupo Valence para ser o distribuidor exclusivo da marca em Minas Gerais. O espaço Mondo Vespa foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 4 de julho, com a presença do presidente da Asset Beclly Piaggio Vespa, Giuseppe De Paola, reunindo todo o luxo da marca Piaggio, com estilo vintage e, ao mesmo tempo, despojado e moderno. A chegada da Mondo Vespa à capital mineira permitirá ao consumidor vivenciar uma experiência com uma legítima scooter italiana.

A aposta do Grupo Valence nesse projeto inovador representa a valorização da história e da contribuição que a conceituada Vespa tem no país. Giuseppe De Paola destaca que entre o final dos anos 60 até meados de 85, a Vespa esteve presente na vida dos brasileiros. “Hoje queremos torná-la, junto à Piaggio, referências nacionais no setor de scooters. O objetivo é oferecer em todo o Brasil, mais do que apenas uma opção de transporte, mas sim uma nova solução de mobilidade urbana, dentro de uma concepção fashion, sofisticada e autêntica”, ressalta De Paola.

Diferenciais

Os modelos comercializados pela Mondo Vespa serão o Vespa Classic VXL 150, Vespa Classic SXL 150, Vespa 300ie e Vespa 300 Super. Um dos diferenciais da marca é a opção de customizar os bancos nas cores preto, vinho, caramelo e gelo, acrescentar descanso lateral, para-brisas, dentre outros. Toda uma história de tradição e design reunida em uma scooter com a customização desejada.

Para o diretor Comercial do Grupo Valence, Sérgio Costa, a expectativa é que sejam vendidas 300 motos no primeiro ano da Mondo Vespa com um faturamento de R$ 6.000.000. A Mondo vespa possui CDC com financeiras tradicionais do mercado e possui a opção de pagamento em 12 vezes no cartão de crédito e carta de crédito de consórcios. As scooters possuem garantia de uma ano e revisões com 1.000 km ou seis meses, o que ocorrer primeiro. Além de Belo Horizonte, outras capitais recebem as lojas das charmosas scooters: Florianópolis, Rio de Janeiro e Brasília. São Paulo já conta com uma loja Vespa Brasil. “Há uma possibilidade também de expandirmos esta iniciativa para outras regiões como o Triângulo e o Sul de Minas”, afirma Sérgio.

A Mondo Vespa vai comercializar para todo o estado de Minas Gerais e já está negociando a expansão de negócios com oficinas autorizadas em cidades estratégicas, devido ao crescimento desta fatia do mercado de motocicletas. “A chegada de uma distribuidora exclusiva no estado é reflexo do aquecimento no mercado de scootersem Minas Gerais, e a Vespa vem para agregar uma nova opção para o mineiro. A proposta da marca vai além da estrutura convencional de uma distribuidora e oferece aos clientes e fãs da Vespa um espaço Boutique, de 150 m²,que fica na Avenida Barão Homem de Melo, 4.385.

Mercado

O gerente Comercial da Mondo Vespa, Bruno Fichel, explica que o potencial de crescimento do setor de scooter no mercado nacional é muito significativo. Para se ter uma ideia, em 2008, o segmento vendeu no Brasil apenas 10.467 unidades e após dez anos, em 2018, as vendas superaram a impressionante marca de 50 mil unidades, o que representa um aumento de mais de 500%. “Agora, assistimos à ascensão de um novo cliente, que busca soluções de mobilidade urbana. Este movimento é claro e demonstra uma nova tendência: o Brasil está passando por um processo de ‘scooterização’, a exemplo do que já ocorreu em grandes cidades da Europa como Roma, Milão, Paris, Madri, entre outras. As scooters estão se tornando os principais meios de mobilidade urbana”, aponta Fichel.

Os dados mostram a força desse mercado. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), em janeiro de 2019, houve um aumento no emplacamento de scooters, de acordo com os dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A associação informou que o segmento teve alta de 13,3% em relação a janeiro de 2018. Se comparado com dezembro do ano passado, o aumento foi de 26,8%. O fenômeno ocorre porque as scooters têm a vantagem de vincular sofisticação, tecnologia e design moderno, ao mesmo tempo em que são utilizadas como meio de transporte cotidiano. O presidente da Asset Beclly Piaggio Vespa, Giuseppe De Paola, observa ainda que o mercado entre 2008 a 2018 registrou que a participação das motos street vem caindo, ao passo que as scooters e motonetas vem avançado cada vez mais, ocupando um espaço robusto entre os consumidores brasileiros. “Se mantida esta tendência, podemos concluir que nos próximos anos o segmento de scooter ultrapasse o de street“, aponta.

Os modelos Vespa mantém uma relação afetiva com os consumidores de scooters que, com o passar dos anos, tornou-se de admiração. Hoje, a Vespa habita o imaginário do público, especialmente o que tem mais de 40 anos, incluindo uma parcela de colecionadores entusiasmados. Para muitas pessoas, os modelos compactos de design retrô foram eternizados pelo cinema em filmes como “A princesa e o plebeu”, de 1953, quando Gregory Peck leva Audrey Hepburn por um passeio em Roma em cima de uma Vespa 125.  Seja para o trabalho ou para passeio, a Vespa será sempre sinônimo de elegância e estilo, com a comodidade que os veículos compactos oferecem.

O conceito de Boutique da Mondo Vespa foi idealizado para oferecer à loja um ambiente agradável, onde as pessoas querem frequentar e sempre retornar. A meta é estabelecer uma nova experiência, baseada em um estilo totalmente inovador, com formatos exclusivos de venda. Outra comodidade oferecida aos clientes é o departamento de assistência técnica em oficina para manutenção e peças com equipe treinada e atendimento exclusivo. Um dos pontos mais importantes será o pós-venda, que oferece área de assistência técnica abastecida com equipamentos e ferramentas desenhados com o padrão premium Vespa. Também armazenará estoques de peças para suprir as necessidades de manutenção dos produtos. As características mais acentuadas são a tecnológica de ponta, limpeza e organização para maximizar a produtividade.

A Mondo Vespa oferece ainda o Vespa Home Service®, atendimento premium aos clientes Vespa. De acordo com Bruno Fichel, o serviço garante a entrega da scooter no domicílio, feita por consultores técnicos treinados e capacitados por especialistas da fábrica da Vespa na Itália. As unidades móveis do Vespa Home Service® serão equipadas com todas as ferramentas e estrutura necessárias para realizar atendimentos de pós-venda em qualquer local fora das Boutiques, com altíssimo padrão de qualidade e peças genuínas.  A loja possui estacionamento para seus clientes.