Atenção consumidor! Lojas C&A estariam aplicando golpe para que você pague em dobro

Parece haver algum sério problema de honestidade com as lojas C&A e isso não parece ser novo. Pelo menos desde 2014, a empresa estaria aplicando algo muito semelhante a um golpe, por onerar injustificadamente o consumidor com juros abusivos.



Ao realizar uma compra nos cartões da loja (aquele que as moças ficam implorando pra você fazer), o consumidor pode escolher pagar de uma a cinco vezes sem juros ou em oito vezes com juros.

Ao escolher as opções sem juros, porém, o cliente é ignorado pelo atendente que parcela as compras em 8 vezes mesmo que você não queira. Ao reclamar da situação, o cliente geralmente é instruído a aceitar e mudar a forma de parcelamento depois, com um prazo de até 48h.

O problema é que apesar disso ser dificultado pelo atendimento, que hora te manda pra loja física e hora para o Sac, poucas vezes funciona. Mesmo se você conseguir, poderá ter que pagar uma taxa por troca de lano.

Com quem acontece

Conversamos com o consumidor Natan Vieira, de Belo Horizonte. Ele contou ao site que por mais de quatro vezes isso aconteceu com ele e que na primeira, pensou que seria um erro humano, mas que até hoje sofre com os juros que quase dobram o valor da compra.

Estranhando o caso, fui conferir por mim mesmo em uma das lojas do Centro de BH. Ao chegar no caixa, pedi pra pagar em 5x e insistentemente a atendente tentou me convencer a pagar em 8x.




Me neguei e disse que queria em apenas 5x. Ao conferir a nota fiscal que ela me pediu para assinar, constava um parcelamento de 8x com parcelas -acredite- iguais as que seriam se eu tivesse dividido em 5x. Reclamei e ela me disse que eu poderia mudar depois.

Exigi que ela mudasse a nota ou eu chamaria a polícia e faria uma reclamação por fraude. Rapidamente ela se dispôs a fazer o estorno e passou a compra novamente. Desta vez em 5x.

Outros casos

Essa prática não está sendo realizada apenas em Belo Horizonte. Procurei reclamações similares no Reclame Aqui e encontrei dezenas de pessoas que passaram pelo mesmo problema.

Veja alguns relatos de problemas publicados no Reclame Aqui:

“Ela registrou em 8x de R$ 19,22 e solicitou minha assinatura. Eu pedi o cancelamento e a mesma falou do benefício de 100 dias para começar a pagar. Eu insisti no pagamento em 1x sem juros e ela me informou que o cancelamento seria trabalhoso e dependeria de um supervisor, o que o tornaria moroso” Continue lendo.

“Ela insistiu muito para fazer em 8X mas eu neguei, e tenho o comprovante da compra em pagamento apenas em 1X, pois nunca tive interesse em parcelamento… Eis que a fatura chegou ontem (10/06) com um parcelamento em 8x, do qual não fiz, com juros totalmente abusivos, pois uma compra de 169,90 se transformou em praticamente 300,00 reaisContinue lendo.

“Ao chegar no caixa a mulher me abordou perguntando se eu iria realizar a compra com o cartão da loja e eu afirmei que sim, ela me perguntou quantas vezes eu gostaria de parcelar e eu afirmei 3x, ao chegar em casa… Me deparo com um valor de R$13, e uns centavos x8.. Imediatamente voltei a loja por qual comprei e pedi para mudarem aquilo IMEDIATAMENTE!!! A moça chamada Steffany do parque shopping de Barueri me informou que o prazo para mudar o parcelamento era de 48 hs sendo assim, era para eu comparecer na sexta-feira 31/08, 2 dias após a compra” Continue lendo.




“semana passada fui no shooping wallig aqui em porto alegre e fiz algumas compras e me deparei novamente com a insistencia da caixa em fazer em 8x , dizendo que poderia adiantar as parcelas , que eram fixas que ficar 8x 33,90 …. eu falei NÃO MOÇA EU QUERO EM 5X POR FAVOR ….em 5x ficou 5x 34,90 mais ou menos….então eu não sou burra , nem [editado pelo Reclame Aqui] para pagar 3x de 33,90 a mais para cea ou seja R$ 100,00 a mais em uma compra de 174,00 isso da um juros absurdo” Continue lendo.

 

Outro lado

A C&A entrou em contato com o MoonBH por meio de assessoria de imprensa e disse que  “respeita seus clientes e age de forma idônea”.

Leia a nota completa:

“A C&A esclarece que respeita seus clientes e age de forma idônea. A rede investe continuamente em treinamento para que situações como essa não aconteçam. O serviço de atendimento ao cliente da rede (fale conosco 011 55046680 ou e-mail [email protected]) deve ser acionado sempre que houver uma dúvida ou for identificado uma situação semelhante, permitindo que a empresa possa solucionar de maneira rápida, além de ajudar a identificar onde os processos precisam ser reforçados.”




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Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.