Fala galera,

Neste post eu vou começar a falar de fotografia. Além de tentar explicar os recursos de maneira simples, também vou dar dicas de como conseguir boas fotos usando o celular. Saca só:

Fotografar com o celular pode ser bem mais fácil do que fotografar com câmeras profissionais. Além de terem menos opções de para configurar, os smartphones também são mais leves e mais fáceis de serem carregados. Além disso, você sempre terá seu mobile a mão.

Advertisement

Ponto de referência – O meu celular é o Xperia Z1, então, logicamente, minhas dicas serão baseadas em minha experiência com ele. Embora a qualidade mude de aparelho para aparelho, as funcionalidades são bem parecidas.

Se você pretende tirar boas fotos, precisará se atentar a alguns detalhes. Saber como funciona o ISO e como trabalhar bem com a iluminação é fundamental.

ISO

Se você ama fotografia, certamente já se deparou com a palavra ISO. Basicamente, é um ferramenta relacionada a iluminação.

Advertisement

Algumas vezes a iluminação do ambiente não é suficiente para registrar o momento. Assim, você pode aumentar o ISO para conseguir uma foto mais clara, simples né?

Porém, há os contras de se usar o recurso. para conseguir mais iluminação, você pagará com menos qualidade. Quando maior o ISO, mais granulada sua foto será, ela ficará com ruídos.

iso-sensitivity-comparison-e1429878948915
Reprodução Internet

Diferente da foto acima, a granulação também pode ser um recurso a se usar. Na foto abaixo, por exemplo, a granulação caiu bem e deu um certo charme para a imagem.

Advertisement
1284831120586_f
Reprodução Internet

Conhecendo o seu aparelho.

Cada fabricante, embora a maioria use o Android, tem suas próprias configurações de câmera. Recomendo que antes de ler os outros posts, você conheça o seu aparelho e as funções da câmera. Ou, se for como eu, pode ler os outros posts enquanto mexe na câmera. O importante é conhece-la.

Advertisement