Belo Horizonte é uma das melhores capitais brasileiras para se viver e, embora tenha um custo de vida alto, tem uma infraestrutura muito boa. Há quem diga que Belo Horizonte é um ovo (já que todo mundo parece se conhecer), porém, sou capaz de apostar que há detalhes que você não sabe sobre BH. Duvida? Então veja abaixo e depois comente.



Veja agora uma lista com mais 10 curiosidades sobre Belo Horizonte, enviadas por quem leu este post

1 – Cidade projetada:

Imagem: Google Street View / Reprodução
Imagem: Google Street View / Reprodução

Embora há divergências, muitas fontes afirmam que BH foi a primeira cidade projetada do país. Hoje é a sexta maior cidade brasileira e, o quinto maior PIB.

2 – Cheia de árvores:

Reproduzindo de: programapremiarcemig
Reproduzindo de: programapremiarcemig

Segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, Belo Horizonte é a terceira cidade mais arborizada do Brasil. Fica atrás apenas de Goiânia e Campinas.

3 – Aquário gigante:

aquário
Foto: PBH/Divulgação

BH tem o maior aquário de água doce do país. O “Aquário da Prefeitura – Bacia do Rio São Francisco”, tem cerca de 1200 peixes de aproximadamente 50 espécies diferentes.

4 – Visita ao cemitério:

Foto: PBH/Divulgação
Foto: PBH/Divulgação

Em Belo Horizonte, um cemitério foi considerado ponto turístico. Construído em 1897, o Cemitério do Bonfim entrou para o circuito turístico oficial em 2013. Dentre as “atrações”, estão corpos de ex-presidentes, ex-governadores e o pai da presidenta Dilma.

5 – Mineirão: 

mineirão
Foto Sylvio Coutinho/Divulgação

Considerado como 5° maior estádio de futebol do país, o Mineirão na verdade se chama “Estádio Governador Magalhães Pinto”.

6 – Nomes das ruas:

contorno-itajuba
Imagem: Google Street View / Reprodução

Em BH, todas as ruas trocam de nome ao cruzar com a Avenida do Contorno, exceto a Rua Itajubá. A rua em questão fica no Bairro Floresta, região Leste da capital.

7 – “Com catupiry ou sem?”

6bo3wngjh8_96qqvo3lob_file
Reprodução – Record Minas

Thereza Martins é um aposentada de Tiradentes e afirma ter inventado a coxinha com catupiry em Belo Horizonte. Segundo ela, o alimento era exclusivo de sua lanchonete que ficava na Av. Afonso Pena, em 1972.