Hoje a tecnologia não é mais como costumava ser. Verdade seja dita, ela transformou muito a maneira como pensamos, interagimos, conduzimos negócios e até mesmo como nos movemos. Um olhar atento ao seu redor permitirá que você saiba o quão dependentes da tecnologia realmente somos. Estudos prevêem que o mundo inteiro será automatizado até o ano 2030, passando pelos avanços alcançados até ao momento. Uma análise das várias maneiras pelas quais a tecnologia mudou nossas vidas na última década trará informações sobre o que esperar no futuro mas acima de tudo de que forma ela torna nossas vidas mais seguras.

1. Veículos Autônomos

Os carros sem motorista estão em desenvolvimento há anos, mas essa tecnologia ainda não se tornou comum. Quando isso acontecer, levará a menos acidentes na estrada. Também tornará o transporte mais acessível a todos. As pessoas poderão usar carros, mesmo que tenham deficiências ou morem em áreas sem transporte público. Embora essa tecnologia ainda não tenha sido aperfeiçoada, já estamos vendo exemplos de seus estágios iniciais na maioria dos carros novos hoje em dia. Como a tecnologia utilizada ainda não é totalmente sem condutor, é chamada de assistência ao motorista. Usando câmeras e sensores, essa tecnologia pode ajudá-lo a estacionar, detectar pontos cegos, avisá-lo se você estiver se fundindo em outra faixa e até automatizar todo o processo de estacionamento.

2. Educação Inteligente

Com os smartphones, vem um sistema educacional aprimorado. Ao contrário de uma década atrás, os alunos agora podem assistir às aulas on-line e obter seus diplomas legalmente. Cada vez mais, são criadas plataformas de mídia social, por meio das quais os alunos interagem, formam grupos de discussão e compartilham notas onde quer que estejam, facilitando a educação. Hoje, nossos gadgets inteligentes nos permitem receber tarefas, trabalhar com elas, procurar a assistência do Google para tradução, correção ortográfica e gramatical e enviá-las aos professores a tempo. Alguns instrutores dão um passo adiante classificando os papéis das tarefas on-line e enviando-os de volta aos respectivos alunos por e-mail. De fato, hoje há menos uso de papel do que há dez anos atrás, o que traz também suas consequências no que diz respeito ao posto de trabalho de muita gente.

Advertisement

3. Formas de pagamento 

Você não precisa mais entrar em um banco para sacar dinheiro ou transferi-lo para alguém. Muitos bancos já tornaram possíveis transações on-line e acessíveis a pessoas de todos os lugares. Empresas como PayPal e Venmo criaram plataformas onde as pessoas podem fazer apostas usando paypal, podem enviar e receber dinheiro de qualquer local, usando apenas a Internet. O pagamento de contas também se tornou simplificado. Hoje podemos agendar pagamentos automaticamente quando vencidos, em vez de precisar lembrar de enviar um cheque. Com um celular e um aplicativo bancário, você pode gerenciar todos os seus pagamentos de contas necessários on-line.

4. Sistema Segurança Doméstica

Os sistemas de segurança inteligentes em casa também podem protegê-lo contra invasores. Quando esses alarmes disparam, eles podem começar a gravar através de uma câmera em sua casa e também alertam os profissionais de segurança. Esses sistemas também se conectam a um aplicativo que você pode acessar no seu telefone. Você pode ver imagens ao vivo do que está acontecendo em sua casa ou desativar os alarmes remotamente.

Advertisement

5. Sistema de Alerta Médico

Estes dispositivos são um grande benefício para os idosos que ficam em casa sozinhos, por exemplo. Eles permitem que a ajuda esteja a apenas um clique de um botão, se os familiares ou cuidadores estiverem longe demais ou não puderem ajudar. O usuário pressiona o botão quando precisa de assistência, e um cuidador ou ente querido próximo é alertado para verificá-los. Às vezes, os dispositivos monitorados também vêm com aplicativos de conectividade, para que os cuidadores familiares possam se manter atualizados com os cuidados com os idosos..