Gente, tem cidade mais maravilhosa nesse Brasil do que Belo Horizonte? Claro que não! Isso todo mundo já sabe.

Leia também > 20 Curiosidades sobre Belo Horizonte que vão te surpreender

O que muita gente ainda nem desconfia, é que essa cidade tem um montão de invenção creditada aos moradores daqui. Do melhor refrigerante do mundo a uma invenção que facilitou a vida de gente do mundo inteiro (sim, do mundo inteiro), as nossas invenções são as melhores.




Veja que podemos comprovar, abaixo:

BINA

06d926a412

Nélio Nicolai. Você pode até nunca ter ouvido falar no nome deste mineiro de BH, mas hoje em dia você só sabe quem está ligando pro seu celular por causa da invenção adaptada dele, a BINA. Envolvido em uma grande batalha judicial, Nicolai morreu no ano passado sem nunca ter sido reconhecido como o real inventor.

Só pra você ter uma ideia, caso isso acontecesse, todas as fabricantes de celular do mundo teriam que pagar uma indenização por ter usado a tecnologia em cada celular já fabricado na história. Parece coisa pouca pra você?

Leia também > 8 Refrigerantes que foram inventados em Minas Gerais e você não sabia

Comida a quilo

Pode ser super fácil pra você sair por aí escolhendo só o que quer comer e pagar apenas pelo que colocar no prato, mas saiba que se não fosse por um belo-horizontino, essa opção não existiria. Fred da Mata Machado é um chef de BH (que chegou a ser homenageado no ano passado na Câmara) e inventou a comida a quilo no  final de 1984 na Rua Professor Antônio Aleixo, no Lourdes.

Guarapan

img_2873

Essa maravilha da humanidade, pra quem não sabe, foi criada em BH. Apesar de toda gostosura que é, ainda tem uma história bacana: diz a lenda que um técnico da Coca-Cola decidiu mudar a fórmula de um refrigerante de guaraná produzido na empresa e adicionar maçã. O gerente da empresa descobriu e quando o técnico pensou que ia ser demitido, ofereceram comprar a patente do refri e ele ganhou uma promoção.



Praia da Estação

foto-praia-da-estacao-2

Todo mundo sabe da piadinha “se Minas não ter mar, vamos prum bar”. Ok, o estado pode não ter mar, mas isso não quer dizer que não possa ter praia.

Politizada que só ela, BH só começou com essa ação show de bola porque uma Lei queria impedir a população de realizar eventos em espaços públicos.

Leia também> 15 Famosos que você pode nem saber que são mineiros

Coxinha com catupiry

Vamos falar de coisa boa? Essa maravilha da gastronomia foi inventada em território mineiro, mais especificamente na capital. Thereza Martins é a mulher que afirma ter inventado a gostosura na Av Afonso Pena, em Belo Horizonte. A lanchonete se chamava Doce D’ocê e pra alegria de geral está de volta (veja aqui).

Como é que a gente viveria sem o catupiry dentro da coxinha, minha gente?

Chup Chup Alcoólico 

20150127104631697615o

A ideia nasceu com uma dupla que decidiu faturar durante o Carnaval de BH. Depois disso foi só sucesso e muita gente copiou. A ideia pegou tanto que em seguida pessoas de vários estados copiaram a ideia pra vender em suas cidades.

É claro que a ideia tinha de tudo pra dar certo, né? Afinal de contas, os chup-chups sempre foram presentes na infância dos mineiros. Misturar com álcool daria super certo pro adultos.

Queijo Trufado

queijo-450x338

Seguindo na linha alimentícia, vemos os queijos trufados. Tem de goiabada – sabor mais óbvio – Nutella e mais um montão de sabor. Uma coisa tão love assim só podia ter vindo de MG, né?!

Ele foi criado pelo farmacêutico belo-horizontino José Giglio que pediu pros amigos experimentarem. Quando todos adoraram a ideia, foi um sucesso danado nas redes sociais.

 Kero Coco

Você já tomou água de coco dessa marca? Uma das maiores do país (detêm 70% do mercado) foi criada por um belo-horizontino, Luiz Otávio Pôssas Gon­­çalves. Com mais de 70 anos, ele decidiu vender a empresa pra mesma fabricante da Pepsi e curtir a vida no Parque Ecológico Vale Verde, em Betim.



Mate Couro

1d-mate-couro

Não basta criar um, temos que criar dois. Isso mesmo, o Mate Couro também foi feito aqui em Beagá. A fórmula do refri é uma mistura do guaraná, erva mate e erva chapeu de couro.

Kaiser

Lembra do senhor de mais de 70 anos que criou a Kero Coco, pois é: ele também é o responsável pela criação de uma das cervejas mais famosas do país, a Kaiser. E adivinhe só: também foi criada em Belo Horizonte.

Bônus: Avião

Ok, Santos Dumont pode até não ser de BH, mas claro que vale a gente mencionar que o cara que inventou o avião nasceu no nosso estado, né? Claro que não podia ser diferente, ou você nunca tinha percebido que o avião usa o “TREM de pouso” na hora da aterrizagem?

Brincadeiras à parte, o moço nasceu em no município de Palmira, mas foi tão importante que a cidade foi rebatizada com seu nome.

Falando nisso, que tal você ler também o post “10 curiosidades sobre Minas Gerais que se bobear nem os mineiros sabem”, é só clicar aqui.